X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

Prepare 2013 com as dicas de inteligência emocional do especialista Rodrigo Fonseca

Inteligência

Descubra como começar o ano com pé direito, estando em equilíbrio nas 8 grandes áreas da vida de todo ser humano chamadas de “saúdes”.


Descubra como começar o ano com pé direito, estando em equilíbrio nas 8 grandes áreas da vida de todo ser humano chamadas de “saúdes”

Em seus treinamentos, Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira da Inteligência Emocional no Brasil, sugere algumas dicas nas oito grandes áreas denominadas “saúdes”.

A ideia é estarmos saudáveis em cada uma. São elas: física, espiritual, intelectual, familiar, profissional, financeira, social e ecológica. Coloque em prática e entre com pé direito no Ano Novo:

#1. Saúde física

Descubra o que te dá prazer e FAÇA! Por exemplo, fazer academia ou dança de salão só porque está na moda não é boa opção.

O exercício físico está ligado na nossa criança interior e se ela não gostar da atividade, ela o boicota com certeza. Por isso muitas vezes não conseguimos dar continuidade em algumas atividades que nos propomos a fazer.

#2. Saúde espiritual

A palavra-chave é IDENTIFICAÇÃO. Não deixe se levar pela experiência do outro se uma determinada religião é boa ou não.

Conheça as filosofias de cada uma, visitando aquelas que mais lhe agrada aparentemente e encontre a que mais se identifica e que lhe traz uma sensação de paz interior.

#3. Saúde intelectual

IMAGINAÇÃO é o inicio de toda criação! Sempre ressalto sobre o tripé do ser humano: corpo, mente e espírito e a importância de funcionarem em sintonia.

Procure informações que lhe dão prazer durante a leitura, pois são elas que garantem a apreensão pelo cérebro e mais tarde o uso para criar o que precisa. Se você gosta de ler romances, leia. Curte gibis? Leia. O segredo da leitura com prazer é o poder que ela tem de desenvolver nossa imaginação.

#4. Saúde familiar

Comunicação é a origem de quase todos os problemas do ser humano! É o centro de tudo, sem ela perdemos a raízes.

O grande impasse é que nunca nos ensinaram como nos comunicar melhor com os nossos pais, filhos, amigos, colegas de trabalho e muito menos nos relacionamentos amorosos.

Aí, sempre achamos que o outro entendeu exatamente o que falamos, mas muitas vezes ocorre o seu oposto. O importante é treinarmos falar o que sentimos aos nossos entes queridos e o que não queremos receber.

Crie o hábito de falar o que você gosta e o que não gosta e perceba uma grande mudança em todos os relacionamentos.

#5. Saúde profissional

Faça o que você AMA! Com certeza terá sucesso e ajudará muito as outras pessoas. Nós passamos de oito a doze horas dos nossos dias trabalhando.

Se você não ama o que faz está literalmente matando metade da sua vida! Será que por mais que eu ganhe bem, fazendo o que não gosto, está valendo à pena?

Qual o valor da metade da sua VIDA? Exerça os seus talentos e descubra o verdadeiro valor da sua vida.

#6. Saúde financeira

Dê DIREÇÃO para o seu dinheiro antes que ele desapareça sem que você perceba!

Podemos dar três direções básicas ao nosso dinheiro: a primeira delas é INVESTINDO 10% para o seu futuro, segunda dica é investir mais 10% em VOCÊ (diversão, beleza, cursos, etc). Por final, restará ainda ter 80% para pagar as contas.

Experimente e descubra como o seu dinheiro tem um poder muito maior do que imaginava quando for direcionado.

#7. Saúde social

DEVOLVA uma parte ao universo do que ele te proporcionou de graça! Ou seja, de que maneira você pode ajudar a sociedade com os seus talentos que recebeu de graça?

Libere espaço dentro de você doando e ensinando seus maiores talentos. Faça o bem e perceba seus dons se MULTIPLICANDO para que você possa “ganhar” de quem poderá lhe pagar.

#8. Saúde ecológica

Podemos entender o PLANETA como uma parte do nosso corpo. E o que você está fazendo para conservá-lo?

Quem garante que não somos uma célula deste imenso corpo chamado Terra? São atitudes diárias simples como tomar banho mais rápido, escovar os dentes com a torneira fechada e incentivar a reciclagem tanto em sua casa como na empresa que farão grandes diferenças no seu… no nosso MUNDO.

No final das contas, TUDO o que fazemos para o outro um dia voltará para nós!

___

Artigo escrito por Rodrigo Fonseca. Mais informações em www.lotustreinamentos.com.br.

Comente este artigo

Populares

Topo