X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

KyotoBamboo ROW
Motivação & Inspiração

10 Lições Incríveis do Bambu

Um paralelo entre os nossos desafios e a capacidade de resiliência de um bambu.

Bambus em Kyoto, Japão.

O bambu tem qualidades valiosas e sensacionais. Ele nos lembra da nossa própria capacidade de enfrentar as dificuldades cabendo a nós colocar essas lições (ou lembretes) de resiliência no nosso dia-a-dia por meio da persistência e prática.

Você não precisa ser perfeito.Você só precisa ser resiliente. Esta é a maior lição do bambu.

Garr Reynolds é um consultor americano, especializado em apresentações. Há muitos anos vive radicado no Japão e seu livro “Apresentação Zen”, é um best-seller mundial. Utilizando-se da rica cultura japonesa, Garr faz um paralelo entre os nossos desafios e a capacidade de resiliência de um bambu.

TEDxTokyo – Garr Reynolds

“Depois de plantada a semente, não se vê nada; durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra esta sendo construída…Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu: você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos. Mas, se tivermos paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virá o crescimento e mudanças que você jamais esperava…”

Bamboo In Snow -- Illustration From The Ten Bamboo Studio Manual Of Calligraphy And Painting

Bamboo In Snow — Illustração de The Ten Bamboo Studio Manual Of Calligraphy And Painting

Listamos 10 lições do bambu aqui:

1. Lembre-se: O que parece fraco é forte

“O corpo do maior bambu não é grande em comparação a muitas outras árvores da floresta. Mas ele pode suportar invernos frios e verões muito quentes e são por vezes as únicas árvores que ficam de pé após uma tempestade.”

Segundo o Mestre Jedi: “Não importa o tamanho. Olhe para mim. Você não vai me julgar pelo meu tamanho, não é? ” Temos de ter cuidado para não subestimar os outros ou nós mesmos com base apenas em velhas noções do que é fraco e o que é forte.

Não é preciso ser grande e imponente para ser forte. Você não precisa estar na maior e melhor empresa ou na escola mais popular, etc…mas como o bambu, acreditar em suas próprias forças,  permanecer de pé, e saber que você está tão forte quanto você precisa ser.

Lembre-se também que há uma força na luz, na abertura e transparência. Há uma força na bondade, cooperação e compaixão.

2. “Curvar-mas-sem-quebrar”

Uma das coisas mais impressionantes sobre o bambu é como ele se balança com a brisa. Este movimento, o balanço suave, é um símbolo de humildade.

A fundação do bambu é sólida, mas se move e balança harmoniosamente com o vento, nunca luta contra ela. Até o vento mais forte, o bambu ainda permanece firme e na altura.

Essa atitude, “curvar-mas-sem-quebrar” ou ” ir no fluxo natural”, é um dos segredos para o sucesso, ou apenas para lidar com os caprichos da vida cotidiana.

3. Ser profundamente enraizado, mas ainda flexível

O bambu é notável pela sua incrível flexibilidade. Esta flexibilidade é possível, em parte, devido à estrutura complexa da raiz do bambu para deixar mais estável o chão ao redor da floresta.

Raízes são importantes, mas em um mundo cada vez mais móvel, muitos indivíduos e famílias não têm tempo ou esforço para estabelecer raízes em suas próprias comunidades.

O desafio, então, para muitos de nós é manter-se móvel, flexível, viajantes internacionais e profissionais, ocupados, mas  ao mesmo tempo fazer o esforço e tomar o tempo para se envolver e profundamente enraizado na nossa comunidade local.

4. Desacelerar a sua mente ocupada

Mais do que nunca temos muito mais informações disponíveis  e vivemos em um ritmo muito acelerado. E se for olhar melhor, a nossa vida de trabalho é  bastante agitada e, às vezes, até caótica. Muitas vezes é difícil ver algum sinal através de todo esse ruído.

Num ambiente assim, é muito  importante tomar o momento de abrandar, acalmar a sua mente ocupada e ver as coisas mais claramente.

5. Estar sempre pronto

Segundo o grande mestre de Aikido, Kensho Furuya : “O guerreiro, como o bambu, está sempre pronto para a ação.”

Numa apresentação ou qualquer outras atividades profissionais, através de um bom treino, formação e da prática podemos desenvolver em nossa própria maneira um estado de ser sempre pronto.

Através do estudo e prática, podemos pelo menos fazer o nosso melhor para estar pronto para qualquer situação.

6. Encontrar a sabedoria no vazio

Dizem que  para aprender, o primeiro passo é esvaziar-nos de nossas noções preconcebidas. Não se pode encher um copo que já está cheio.

O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes estamos demasiado cheios de nós mesmos e nossas próprias conclusões e não temos espaço para mais nada. Para receber o conhecimento e a sabedoria de ambas as natureza e as pessoas, temos que estar abertos ao que é novo e diferente.

Quando você esvaziar sua mente de seus preconceitos, orgulho e medo, você se torna aberto às possibilidades.

7. Comprometa-se com o crescimento e renovação

O bambu está  entre as plantas que mais cresce no mundo. Não importa quem você é – ou onde você está – hoje, você tem um potencial incrível de crescimento.

A melhoria contínua é mais constante e incremental, onde grandes saltos e limites não são necessários. No entanto, mesmo com um compromisso com a aprendizagem e melhoria contínua, o nosso crescimento, como o crescimento do bambu, pode ser bastante notável quando olhamos para trás.

Às vezes nos sentimos desencorajados e que não estamos sendo fortes ou bem sucedidos como queremos.

Não desanime se você perceber essa falta de crescimento ou melhoria. Se você não desistir, então você está crescendo. Ser rápido ou lento não é a nossa principal preocupação, mas o avanço.

8. Utilidade expressa através da simplicidade

“O bambu em sua simplicidade expressa a sua utilidade. O homem deve fazer o mesmo.”

Gastamos muito do nosso tempo tentando mostrar como somos inteligentes, talvez para convencer os outros e até a nós mesmos que somos dignos de atenção e elogios. Muitas vezes complicamos o simples para impressionar e não conseguimos simplificar o complexo com medo do que os outros possam saber o que sabemos.

Se podemos perder esse medo, talvez pudéssemos ser mais criativos e encontrar soluções simples para problemas complexos.

9. O poder de reerguer-se

O bambu é um símbolo de boa sorte e um dos símbolos das comemorações de Ano Novo no Japão. A imagem importante do bambu coberto de neve  representa a capacidade de reerguer-se após ter experimentado a adversidade.

Bambu envergado pela neve.

Bambu envergado pela neve.

No inverno, a neve pesada dobra a parte traseira do bambu para trás…até que um dia a neve se torna tão pesada, começa a cair, mas o bambu consegue voltar a sua altura novamente, descartando toda a neve. O bambu suporta o fardo pesado da neve, e no final ele tem o poder de reerguer-se, como se dissesse: “Eu não fui derrotado.”

10. Sorrir, rir e brincar

A palavra sorrir ou rir em chinês : 笑う. No topo são dois pequenos símbolos de bambu (竹 ou tomar).

Diz-se que o bambu tem uma forte associação com o riso, talvez por causa do som que as folhas de bambu conseguem fazer em um dia ventoso. Se você usar sua imaginação, soa um pouco como a floresta rindo, um som calmante. O bambu em si também tem uma conexão com as brincadeiras das gerações tradicionais, a pipa japonesa e nas artes e ofícios, como fazer uma boneca.

Sabemos intuitivamente a importância de sorrir, rir e brincar, e a ciência agora moderna mostra evidências de que esses elementos desempenharão um papel essencial e importante na nossa saúde física e mental.

Responda a nossa enquete sobre o bambu:


__

Artigo original aqui.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot