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10 tendências tecnológicas que impactam sua empresa

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Entenda o impacto das novas tecnologias na sua empresa.


Entenda o impacto das novas tecnologias na sua empresa.

Enquanto você lê este artigo o cenário do mundo dos negócios está mudando e vai impactar diretamente a sua empresa. A tomada de decião dos clientes, como eles descobrem a sua empresa, como eles influenciam e são influenciados está mudando constantemente.

De fato, o comportamento do consumidor não está apenas mudando. Ele está totalmente fragmentado e abrindo a porta para novos pontos de contato. Sua emrpesa passa a ter que competir pelos clientes que já te conhecem e por uma nova geração de clientes que você precisa conhecer.

E para ganhar a atenção desses consumidores e, a lealdade deles precisamos entender melhor as tendências de TI e como isso afeta o comportamento dos clientes.

A grande mola propulsora dessa mudança toda no comportamento dos clientes é a tecnologia. Mas não estamos falando sobre a tecnologia que conhecemos – e em até certo ponto dominamos – como computadores, notebooks, iPads, iPhones, Kindle e etc.

Essa mudança é um resultado da tecnologia disruptiva e o seu impacto no comportamento e nas expectativas das pessoas.

Telefones inteligentes, redes sociais, aplicativos, gamificação, Google glass, carros auto-dirigíveis, eletrodomésticos inteligentes e mais uma dezena de produtos estão colocando o consumidor como donos do seu próprio mundo, conectados a outros universos através de experiências compartilhadas.

A tecnologia tem um grande impacto no comportamento do consumidor

A tecnologia tem um grande impacto no comportamento do consumidor.

Com isso, a tecnologia foi incorporada às decisões dos clientes.

Tudo isso começa com o cenário de como as empresas chegam até os clientes hoje e como o seu comportamento e suas expectativas estão mudando. Esta pesquisa vai ajudar a entender como entender os novos tipos de clientes.

Se você acredita que basta uma estratégia de mídia social e presença na web para que a sua marca se relacione com as pessoas, repense a sua estratégia. Ainda assim, adicionar botões sociais para o seu website ou em e-mails também não será suficiente.

É preciso pesquisar para realmente entender como a segmentação de clientes está sendo influenciada pelas novas tecnologias e quais as oportunidades para se envolver afetivamente com cada grupo de clientes.

Mais importante ainda é interpretar e aliar uma cultura de inovação estratégica para reconhecer e priorizar novas oportunidades e aproveitar as oportunidades para entender e dialogar com os consumidores quando a janela de engajamento ainda está aberta.

Assim como SAC, marketing & vendas, a tecnologia e a sua capacidade de traduzir as  tendências em oportunidades precisa fazer parte da sua estratégia de mercado todos os dias.

Para ajudar a entender melhor a tecnologia que vem mudando o cenário dos clientes, segue abaixo uma lista de 10 tendências atuais. Utilize essa lista para construir uma cultura voltada para as inovações necessárias na sua empresa ao longo do tempo.

As 10 tendências que criam oportunidades.

Tendência #1. As redes sociais (desde Facebook, Twitter e Google+) e a maneira que a sua empresa interage com influenciadores e outras empresas (e não esqueça de observar as redes de nicho, como Instagram, Path e outros).

Tendência #2. Os serviços de geolocalização e checkin, como Foursquare e atualizações de localização do Facebook para compartilhar localizações e ganhar recompensas e oportunidades de descontos.

Tendência #3. Programas de compra coletiva, como o Grupon e o LivingSocial e entender como isso pode ser converitido em oportunidades.

Tendência #4. Os serviços de social commerce, como o Shopkick e Armadealo e com isso criar opções personalizadas, que podem ser compartilhadas.

Tendência #5. Soluções baseadas no Yelp, Magic Service (HomeAdvisor) e Angie’s List para tomada de decisões com base nas experiências compartilhadas e entender como isso pode melhorar o seu negócio.

Tendência #6. Plataforma de gamification, como o Badgeville e Fangager, e como esse envolvimento melhora o relacionamento de compra e a fidelização dos clientes.

Tendência #7. Como os consumidores reagem aos dispositivos móveis de hoje e quais aplicativos estão instalando em seus gadgets. Além disso, como eles fazem comparações e tomam decisões através desses dispositivos.

Tendência #8. A presença online da sua empresa em multiplataformas, como tablets, smartphones, notebooks e computadores.

Tendência #9. O caminho do consumidor. Você está trabalhando conforme as expectativas dos seus clientes? E você está levando em consideração o caminho do cliente dentro do seu site? Por onde ele entra e por onde sai?

Tendência #10. As expectativas dos consumidores conectados e o que eles valorizam em cada canal e plataforma onde eles se envolvem, e como você e a sua empresa pode mudar e melhorar as experiências e aumentar o engajamento.

Comportamento do consumidor

“Um novo comportamento surge através de [clientes] inovadores, geralmente early adopters que são seguidos de forma crescente por outras pessoas.

O que você acrescentaria nessa lista?

Nenhuma empresa é grande demais para falir, nem pequena demais para ter sucesso.

Os clientes conectados não substitui o cliente tradicional mas, simplesmente introduz novas oportunidades para fazer o seu negócio crescer. O marketing, vendas e atendimento ao cliente em muitos aspectos esquecem desses clientes importantes e com isso, limitam a sua capacidade de crescimento e desenvolvimento.

Compreender como os clientes conectados tomam decisões permite a criação de estratégias mais significantes e programas de relacionamento mais envolventes.

Agora, mais do que nunca, o futuro dos negócios não será criado, mas co-criado.

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Este artigo foi adaptado do original, “Small Business Strategy: 10 Trends to Watch”, do Brian Solis.

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