X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

4 boas maneiras de misturar amizades com negócios

Amigos e Negócios

É possível negociar com amigos, sem que as relações sejam prejudicadas? O Jornal do Empreendedor te mostra as melhores maneiras de romper esta barreira.


“Amigos, amigos. Negócios à parte”. A sabedoria popular diz que não se deve misturar negócios com amizades. Certamente há um pouco de verdade nisso, principalmente se falamos de pessoas que não conseguem diferenciar o trabalho do lazer. Mas há alguma forma de negociar com os amigos?

amigos e negocios

É possível misturar negócios com amizade?

É fácil criar barreiras mentais entre “amigos” e “negócios”. Mas há maneiras de gerir estes relacionamentos sem comprometer o trabalho ou a diversão. Aqui estão quatro dicas que vão lhe ajudar a fazer uma mistura saudável de lazer, amizade e negócios.

1. Vitórias compartilhadas

Coloque-se na pele de seu amigo e procure ideias que possam resolver seus problemas. Procure maneiras de beneficiar a ambos em um trabalho de interação. Uma maneira fácil pode ser trabalhar com algo simples, como compartilhar contatos para encontrar desafios similares que ambos possam resolver juntos.

2. Busque ajudar primeiro

É sempre melhor dar do que receber, especialmente quando falamos de um contexto profissional com os amigos. Comece a relação oferecendo assistência, contatos, oportunidades e recomendações. Duas perguntas simples podem ser de grande ajuda neste aspecto: Como vai o trabalho? Como vão os negócios?

3. Não tenha medo de pedir, mas tenha tato

Quando você reconhece que um amigo pode ajudar direta ou indiretamente, não tenha medo de pedir ajuda. Todas as boas relações são construídas com base na confiança e, ao negociar com um amigo, é importante deixar claro que você também está aberto aos seus negócios, como uma via de mão-dupla.

4. Escolha a melhor hora e o melhor local

Um jantar festivo ou a arquibancada de um jogo de futebol em um estádio são bons lugares para começar uma conversa, mas geralmente não são os momentos mais indicados para falar sobre negócios ou parcerias profissionais. Ao invés disso, prefira um café, uma visita ao escritório do amigo ou um drinque em um bar mais lounge podem ser formas mais efetivas de alcançar o objetivo de maneira mais tranquila para ambos.

Qualquer forte parceria em negócios é baseada em confiança, então porque não desenvolver esta relação com os amigos, com os quais temos uma longa relação verdadeira? Basta manter o foco nos benefícios que isso pode trazer para ambos e certamente a parceria profissional se tornará um reflexo da amizade já existente.

Adaptado de texto de Bill Stewart, originalmente publicado na Inc.com.

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot