X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

4 maneiras de saber se a sua startup vai dar certo

Ideia de negócio

Como você escolhe a ideia que vai se transformar no seu negócio? Aqui vai um método para escolher melhor as suas ideias.


Como você escolhe a ideia que vai se transformar no seu negócio? Aqui vai um método para escolher melhor as suas ideias

Estamos em bons tempos para se inciar um negócio, não é mesmo? Além de tecnologia barata, temos o financiamento mais barato do que nunca.

Junte-se a isso um bando de ferramentas e recursos que não existiam há 5 anos atrás. E, o mais importante: existe apoio às startups por todos os lados.

Mas, antes de montar uma equipe, levantar dinheiro e dedicar anos da sua vida em uma ideia, como escolher melhor a ideia que deve focar?

Você não precisa ter um MBA para classificar a sua ideia através de conceitos de negócios e escolher o melhor caminho. Em vez disso, trace a sua ideia na seguinte matrix 2X2.

Os clientes

Eles podem pagar pelo seu produto/serviço? Eles podem pagar pouco ou muito? Como eles querem o produto que você imagina? O estado da arte aqui é atingir o canto superior direito (produto que os clientes necessitam e pagariam caro para ter).

Você não tem que ter um produto de baixo valor em que a sua necessidade seja tão baixa quanto o preço. E ao mesmo tempo encontrar uma resposta para um grande problema, quando seus clientes não podem pagar por isso (pelo menos por enquanto).

O quanto os seus clientes estarão dispostos a pagar pelo seu produto?

O quanto os seus clientes estarão dispostos a pagar pelo seu produto?

O produto

Nessa matriz, vamos considerar o quanto será difícil construir o seu produto, versus o quão difícil será distribuí-lo. Mais uma vez, o lugar que você precisa querer estar é o fácil de construir e fácil de distribuir.

Um produto difícil de ser construído e fácil de ser distribuído também é um lugar interessante para estar. Geralmente, quando estamos planejando novos negócios, a questão da distribuição recebe pouca atenção.

Por isso, seja honesto com você mesmo sobre as suas dificuldades conhecidas e o desconhecido que vão conjuntamente influenciar no desempenho da sua startup.

O seu produto atende a um desejo ou às necessidades das pessoas?

O seu produto atende a um desejo ou às necessidades das pessoas?

O mercado

Antes de colocar dinheiro na sua startup, ou antes de ir atrás de qualquer financiamento você obviamente precisa sentir o mercado.

Basta colocar grande ou pequeno. A competição é grande ou pequena? Os concorrentes são numerosos e já estabelecidos ou fragmentados e fracos?

Grandes empresas são construídas em nichos de mercado, mas a sua escolha aqui vai influenciar diretamente na hora de conseguir aporte de capital. A maioria dos investidores não vão investir em empresas que atacam em pequenos mercados.

O quanto você conhece sobre o mercado?

O quanto você conhece sobre o mercado?

A paixão

Este item é antigo, mas talvez seja o mais importante. A paixão precisa ser o que despertou a sua ideia – ou pelo menos o item principal dessa ideia.     O quanto você se importa com a sua ideia? De onde vem a sua motivação? Você ama este negócio?

Você também deve avaliar o que você sabe da indústria que pretende entrar. Este item é tão importante que, se você não está no canto superior direito é bem provável que deva abandonar a sua ideia e encontrar algo melhor a fazer.

Você é apaixonado pela sua ideia de negócio?

Você é apaixonado pela sua ideia de negócio?

Concentre-se na escolha da ideia

Selecionar uma ideia no meio de muitas é trabalhoso – e realmente deve ser. A execução de uma ideia e um grande negócio demora anos e anos e, muitas vezes a vida toda.

Não estamos falando aqui em dar vida às ideias, mas sim em dar vida à sua melhor ideia. Prepare-se para a aventura, porque a rotina na hora de implementar as suas ideias vai consumir todo o fôlego que você tem.

Depois de escolher o que fazer, com base nos caminhos acima, você construirá algo grande. Essa é a sua grande ideia.

___

Este artigo foi adaptado do original, ” Got a Start-up Idea? Find Out If It Will Work“, da Revista Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo