X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

7 dicas para encontrar o seu estilo de liderança

Estilo pessoal de liderança

Toda pessoa pode ser um grande líder. Basta, para isso, encontrar o seu estilo de liderança. Entenda como fazer isso sem perder a sua essência.


Toda pessoa pode ser um grande líder. Basta, para isso, encontrar o seu estilo de liderança. Entenda como fazer isso sem perder a sua essência

Essa pode ser uma boa notícia pra você: não existe nenhum estilo de liderança perfeito e isso significa que existe mais de uma simples maneira de conduzir e liderar de forma eficaz.

Por que isso é uma boa notícia?

Por que significa que, independentemente do que dizem ou pensam, sim, você pode se tornar um líder altamente eficaz.

Independente de qual seja a sua experiência passada, ou de seu relativo sucesso ou fracasso como líder, você pode se tornar um líder autoconfiante e muito eficaz.

E para isso, você não precisa se tornar uma pessoa “assim, ou assado”, ou desempenhar um papel, ou vestir um personagem, porque não existe um estilo de liderança ideal.

Por outro lado, existe um estilo de liderança que combina com você – seus pontos fortes e fracos, seus valores e crenças, personalidades e tendências. Uma grande parte do seu processo de desenvolvimento pessoal de liderança é determinar esse estilo e, em seguida, se desenvolver nessa direção.

Observe que o processo não termina em encontrar o seu estilo de liderança – ele apenas começa lá. Depois de conhecer você o suficiente para determinar o estilo, então pode começar a construir as suas habilidades, praticando e aperfeiçoando-as.

É preciso se encontrar para desenvolver o seu estilo pessoal de liderança

É preciso se encontrar para desenvolver o seu estilo pessoal de liderança.

7 estratégias para você desenvolver e se encontrar no seu estilo de liderança

Para determinar o seu estilo único de liderança, você deve começar por conhecer a si mesmo.

#1. Considere os seus valores

Os melhores líderes devem levar os seus valores consigo mesmo, sem abrir mão deles.

Liderar a partir dos seus valores significa que os seus comportamentos, escolhas e ações serão guiados por esses valores. Isso será o trabalho da fundação do seu estilo de liderança pessoal.

#2. Conheça seus traços de personalidade

Seu estilo natural de liderança florescerá de seus traços de personalidade – e a maneira com que você está ligado a eles.

Os introvertidos podem ser líderes tanto quanto os extrovertidos. Pessoas orientadas pela ação podem liderar, como também podem os disciplinados e os pesquisadores.

Essas tendências naturais são uma base importante para o seu estilo de liderança. Leva tempo para aprender mais sobre os traços de personalidade usando algumas avaliações.

Qualquer uma dessas avaliações, bem administrada e com boa compreensão de um coaching pode ajudar.

#3. Valide os pontos fortes e reconheça suas fraquezas

Tire as suas preferências e tendências de personalidade e coloque isso em conjunto com experiências passadas e de aprendizagem e, com isso você estará se movendo em direção aos seus pontos fortes e fracos.

É importante que você conheça os seus pontos fortes e fracos e como eles ajudam a formar o seu estilo de liderança. Aproveite para fazer uma reflexão, através de avaliações 360º baseados em ferramentas para aprendermos mais sobre você mesmo.

#4. Aprenda, não imite

Olhe para os líderes que você admira. Há muito que você pode aprender observando os outros.

Fazer isso depois de ter começado a compreender o seu próprio estilo é muito mais saudável para o desenvolvimento da sua liderança, para que você não caia na armadilha da comparação.

#5. Obtenha feedback

Uma vez que você tem um estilo em mente e sabe o que pretende alcançar através dele, obtenha feedback.

Não basta perguntar às pessoas, coisas genéricas como: “como estou me saindo como líder?”, mas sim usar o seu estilo de imagem pessoal, fazer perguntas detalhadas, para saber como realmente está se saindo e como pode melhorar isso.

#6. Use o tempo a seu favor

Os passos descritos aqui não serão concluídos no seu intervalo de almoço, durante a parte da tarde hoje, ou nem mesmo durante um final de semana. Dê a si mesmo algum tempo para praticar as mudanças sugeridas.

Seja paciente consigo mesmo e escute também a sua intuição também. Determinar intencionalmente o seu estilo de liderança natural é um tempo bem investido, por isso, dedique-se por um tempo para fazê-lo bem.

#7. Mantenha-se informado

Só porque você está tentando encontrar seu próprio estilo de liderança, não é desculpa para parar de aprender, ou permitir sentar em cima do rabo e negar os seus pontos fracos.

Os melhores líderes estão sempre aprendendo – eles querem reforçar seus pontos fortes e esgotar as suas fraquezas o máximo possível. Seu foco no aprendizado constante é talvez a maior semelhança entre os líderes de sucesso através do seu estilo pessoal.

Encontre você mesmo

Uma vez que você começar a olhar pelo que você é realmente, você pode também olhar para fora de si mesmo para completar o seu estilo de liderança.

Se você quer encontrar o seu estilo, desenvolver as suas habilidades e se tornar o líder que nasceu para ser precisa se encontrar antes de tudo.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Finding Yor Leadership Style”, do blog do Kevin Eikenberry.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot