X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

70% dos pequenos negócios esperam ampliar faturamento


Brasília – Sete a cada dez donos de pequenos negócios no país estão confiantes que seu faturamento vai crescer nos próximos meses. Os dados são de uma pesquisa inédita e nacional do Se­brae, realizada em conjunto com a Fun­dação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e divulgada nesta quarta-feira (17), em São Paulo.

O estudo vai acompanhar mensalmente a situação e as expectativas sobre fatu­ramento e ocupação em todos os seto­res onde atuam microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pequenas empresas brasileiras (MPE). As empresas desse porte representam 99% do total de empresas no Brasil e respondem por cerca de 25% do Pro­duto Interno Bruto (PIB).

“Com a aproximação do fim do ano, é natural que as empresas estejam mais otimistas, mas entre os pequenos negó­cios a confiança é maior porque seu foco é o mercado interno. O Indice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas mos­tra que, apesar da crise internacional, os pequenos negócios têm sido pouco afetados e estão confiantes”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Os dados apurados sobre faturamento e pessoal ocupado ajudam a compor o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICMPE), medido numa escala de 0 a 200, sendo 100 o ponto de equilí­brio. Em setembro, o Indicador foi de 122, demonstrando otimismo dos pequenos negócios em ampliar as receitas e as con­tratações. É o maior índice dos últimos seis meses – 6% acima do mês de março, quando o Sebrae iniciou o levantamento da série histórica. A partir de agora, a pesquisa será divulgada mensalmente, sempre considerando o desempenho das empresas no mês anterior e as perspec­tivas para o trimestre seguinte.

“O Indicador permitirá acompanhar o impacto da conjuntura econômica sobre a grande maioria das empresas brasileiras, que são as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais. Os resultados demonstram que o segmento está registrando um re­aquecimento, o que beneficia a economia brasileira”, declara Barretto.

Cerca de 28% das empresas consul­tadas em setembro apontam que, no mês anterior, seu faturamento cresceu. Outras 46% declararam estabilidade. As empresas que informaram queda nas re­ceitas foram 26%, o menor percentual em seis meses. Em março, 40% dos em­preendedores afirmavam ter reduzido o faturamento.

Ocupação

O número de pessoas ocupadas – considerando o próprio empresário, funcionários com carteira assinada ou não, familiares e outros – também está em alta nos pequenos negócios. Oito por cento dos entrevistados em setembro ampliaram o número de vagas no mês anterior e 27% planejam contratar mais pessoal até novembro. Outros 84% dos entrevistados mantiveram o número de empregados, o que reflete um cenário econômico favorável.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot