X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

A empatia é a sua ferramenta de produtividade mais poderosa?

Empatia

Como a autonomia pode se transformar na maior inspiração de seus funcionários para cativar clientes e revolucionar a sua empresa.


Como a autonomia pode se transformar na maior inspiração de seus funcionários para cativar clientes e revolucionar a sua empresa

Em 2004, a revista Fortune nomeou a Wegmans Food como o melhor lugar para se trabalhar nos Estados Unidos.

Por lá, os empregados têm total liberdade para fazerem o que precisa ser feito para satisfazer os seus clientes. Exemplo disso é que, uma vez, um funcionário da Wegmans assou o peru de uma cliente no forno quando ela descobriu que o seu forno era pequeno demais para o peru.

A o retorno lendário da Southwest Airlines de 10 minutos até o portão de embarque e desembarque, que aumentaram muito a eficiência da transportadora é resultado de uma iniciativa de um funcionário logo no início das operações da empresa.

Ao ser forçada a vender 1 de suas 4 aeronaves, os funcionários da Southwest se uniram para descobrir como manter a mesma programação de voos com 1 avião a menos.

Com apenas 3 aeronaves sendo recebidas pelos funcionários no momento em que chegavam no aeroporto, pilotos e gestores ajudando com as bagagens e assistentes de voo ajudando na limpeza das cabines, dentre outras ações a empresa conseguiu construir esse retorno lendário de 10 minutos às pistas.

Vale ressaltar, que a Southwest é uma empresa das mais sindicalizadas nos EUA e, mesmo assim, todos os funcionários se dedicam igualmente para a rapidez dos voos.

Carinho: condutor de paixão, propósito e lucros

Firms of Endearment: o segredo dos negócios está no carinho e atenção com que tratamos as pessoas.

Firms of Endearment: o segredo dos negócios está no carinho e atenção com que tratamos as pessoas.

É o que garantem os autores de “Firms of Endearment: How World-Class Companies Profit from Passion and Purpose”, de Rajendra Sisodia, David Wolfe e Jagdish Sheth, que retratam essas e outras histórias como componente para vencer o jogo da competitividade.

Semelhante também é o argumento de Martha Rogers em seu livro Extreme Trust, em que os autores afirmam que o mundo está se tornando (gradualmente) um lugar melhor, mais confiante, com crenças fundamentais e valores que estão se realinhando.

No balanço, a maioria dos realinhamentos estão acontecendo para melhor. Na verdade, estamos nos transformando em um mundo melhor, uma afirmação que não seria possível pronunciar em nenhum momento anterior da história.

A vanguarda empresarial deste realinhamento para melhor sugerem que a solução é transformar suas empresas em empresas de carinho antes que seus concorrentes o façam.

Essas empresas não têm medo de mostrar sua vulnerabilidade a fim de construir a confiança de seus clientes e funcionários.

Admitir os erros e entender suas limitações, ao mesmo tempo em que se demonstra empatia genuína para os clientes, empregados e outros envolvidos no negócio gera empatia em contrapartida.

E a reciprocidade com que ela acontece é o caminho para que a sua empresa continue à frente. Todos os envolvidos com uma empresa que tenha empatia em suas origens vão querer que a empresa tenha sucesso, porque quando isso acontecer, serão as pessoas que vão sair ganhando.

Isso apresenta um grande benefício quando se trata de adaptar mudanças e enfrentar desafios competitivos.

Entre outras coisas, uma das alegações básicas dos autores de “Firms of Endearment” é que as pessoas não são apenas motivadas por interesse próprio, mas têm um grande viés emocional, empatia pelos outros e uma necessidade de conexão social.

Carinho, empatia e encantamento como estratégias de negócios

As empresas precisam levar em conta essas nuances no momento de definir os seus objetivos de negócios.

Ao fazer isso, as empresas vão perceber o engajamento de seus funcionários, que vão cozinhar perus para seus clientes e correr para fazer seus aviões serem os mais rápidos do pátio de manobra.

Nas instalações da GE em Durham, na Carolina do Norte em que são fabricados motores a jato, por exemplo, não há nenhum líder na fábrica. Os próprios trabalhadores gerenciam tudo, desde a melhoria dos processos e os horários de trabalho.

Felizmente para o segmento crescente de clientes de companhias aéreas, os defeitos têm sido muito menores do que o padrão da indústria. Para a GE, as equipes de trabalho autônomas e auto organizadas são o futuro.

Os autores defendem ainda que essa visão tem grandes características importantes que podem lhe proporcionar vantagem no nosso mundo hiperconectado:

  • Descentralizar a tomada de decisão de modo a aumentar a influência dos altos executivos nos níveis de uma empresa.
  • Remuneração acima da média. Em vez de aumentar o custo de vendas, isso geralmente reduz o percentual de receitas que acabam sendo destinados para pagar salários.
  • Dependem muito pouco das práticas de marketing tradicionais e, geralmente experimentam crescimento devido à relação afetiva que as partes têm entre si e com isso com o boca-a-boca gerado nesse processo.
  • Empresas de capital aberto tendem a ser menos influenciada por previsões de Wall Street e normalmente acabam se valorizando.
  • Atuam com maior transparência que a maioria das empresas e estão envolvidas em menos litígios.

Seria difícil discordar que esses atributos são altamente desejáveis em uma empresa e o fato deles estarem apoiados em grandes exemplos, torna essa conduta algo tentador.

Isso significa que a Southwest acaba de informar o seu quadragésimo ano consecutivo rentável em uma empresa cheia de perdas e falências.

A Wegmans paga seus funcionários cerca de 25% a mais do que o mercado e as suas vendas por metro quadrado são 50% maior e a sua margem operacional é duas vezes maior do que a concorrência.

Wegmans: melhor empresa para se trabalhar nos EUA e liberdade total para os funcionários servirem os clientes.

Wegmans: melhor empresa para se trabalhar nos EUA e liberdade total para os funcionários servirem os clientes.

Trazendo para a realidade

Comportando-se como uma empresa envolta de carinho uma empresa pode, realmente maximizar o seu valor.

Mas, a pergunta que fica é: nos Estados Unidos todo esse exemplo é muito bonito e funciona. Mas eles estão do outro lado do oceano. E aqui, será que isso não é conversa fiada?

Nosso país ainda é devoto da hierarquia. Isso pode ser por conta do recente governo militar e da grande influência do militarismo e coronelismo nas famílias brasileiras.

O resultado é que grande parte dos brasileiros almejam ser gerentes e diretores e, muitos deles se escondem atrás de cargos para não se arriscarem nas tomadas de decisão.

Mas existe uma luz no fim do túnel. O estilo de gestão descentralizado da Semco, de Ricardo Semler é um grande exemplo disso e, com a internet e a economia de serviços digitais em alta, a horizontalização dos organogramas em pouco tempo será um passo natural da evolução.

Sendo assim, a recomendação que fica é: entenda que a autonomia e confiança no ser humano precisa ser um dos principais pilares da sua organização para que, com isso, as pessoas sintam prazer em vestir a sua camisa, onde quer que elas estejam.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Empathy: Your Most Powerful Productivity Tool?”, de Don Peppers.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot