X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ações do Sebrae beneficiam turismo no litoral leste do Ceará


 Fortaleza – O litoral leste do Ceará, também chamado de Costa do Sol Nascente, é um dos principais destinos turísticos do estado. É lá que está a praia de Canoa Quebrada, um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, conforme denominação do Ministério do Turismo (Mtur). Devido a esse potencial, o Sebrae no Ceará atua na costa leste estimulando o empreendedorismo e promovendo a competitividade dos micro e pequenos negócios ligados à atividade turística.

Em 2011, o Sebrae no Ceará executou o programa Excelência na Qualidade, que capacitou seis turmas nos municípios de Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí, e beneficiou 85 meios de hospedagem, restaurantes, lanchonetes, bares e barracas de praia. Essas empresas receberam capacitações técnicas – como qualidade no atendimento e boas práticas de fabricação nos serviços de alimentação – e gerenciais, que abordaram assuntos como custos, precificação, controles financeiros, endomarketing, liderança, gestão de compras e estoque, e elaboração de cardápio.

De acordo com a analista do escritório regional do Sebrae no estado, Mônica Sabino, as empresas que aderiram ao programa foram avaliadas por consultores e receberam um diagnóstico com suas necessidades específicas. “Na prática, o projeto envolve uma série de atividades, como cursos, palestras e consultorias gerenciais e tecnológicas”, explica.

O empreendedor e presidente da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), Geraldo Menezes, afirma que os resultados do programa nas empresas participantes do município são visíveis. “Tínhamos barracas simples, que trabalhavam no improviso, e que agora estão bem melhores. Reformaram cozinha, melhoraram cardápio, resolveram problemas de higiene. Em várias empresas é possível constatar um grande salto de qualidade”. No caso da empresa dele, uma pousada, houve mudanças no layout da cozinha e no sistema de iluminação, além da criação de uma sala específica para recepção de alimentos e a uniformização dos funcionários.

Outro programa do Sebrae no Ceará, o Selo de Qualidade em Serviços, estimula a melhoria dos serviços prestados pelas pequenas empresas de turismo no litoral leste. O selo – voltado para meios de hospedagem, barracas de praia, restaurantes, bares e similares – é concedido anualmente, após uma minuciosa avaliação, às empresas cujo padrão de atendimento obedece a rigorosos critérios técnicos de qualidade.

Muito mais do que uma simples certificação, o selo é um instrumento de aprendizado e de aperfeiçoamento, em que toda a empresa – empresários, gestores e funcionários – é envolvida na adoção de medidas que melhorem, em diversos aspectos, a qualidade dos serviços prestados. Atualmente, 57 empreendimentos cearenses possuem o selo, sendo 18 do litoral leste.

Festivais

O Sebrae atua também como parceiro nos principais eventos gastronômicos da região, como o Festival da Arraia, Festival da Sardinha e o Festival da Galinha Caipira, em Cascavel; o Festival da Lagosta, em Icapuí; e o Festival do Camarão, em Aracati.  “Realizamos consultorias e cursos agregados à programação técnica desses festivais. No caso do Festival da Sardinha, fazemos capacitações em higiene e manipulação dos alimentos e ensinamos receitas à base de sardinha”, explica Mônica Sabino. Com isso, complementa a analista, a instituição valoriza a cultura e gastronomia locais e impulsiona a geração de novos negócios, emprego e renda para as famílias que vivem dessas atividades.

Outra ação importante realizada no litoral leste é a parceira na realização de eventos que envolvam a captação de turistas, como o Canoa Blues, Curta Canoa e o Canoa de Luz. Segundo o diretor da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), Ruy Barbosa, esses eventos tornam o destino mais competitivo e revelam a riqueza cultural do local, que não vive apenas das belezas naturais. “Ao prestigiarmos nossa cultura buscamos um desenvolvimento sustentável da nossa comunidade, das nossas empresas. O turista valoriza muito isso”, diz.

A parceria do Sebrae no estado se estende também aos grandes eventos turísticos nacionais, como o Salão do Turismo, entre outros. “Com esse leque de atuação, temos alcançado bons resultados. Entre eles, o aperfeiçoamento da qualificação empresarial e de seus colaboradores; a conscientização do empresariado para a profissionalização e melhoria constante na gestão dos negócios; e o aumento da visibilidade dos produtos e destinos turísticos da região”, conclui Mônica Sabino.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Ceará
(85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae
0800-570-0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot