X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ações fortalecem turismo no Vale do São Francisco


Salvador – Uma região banhada pelo rio São Francisco, importante produtora de frutas e com características peculiares. Graças às condições climáticas e aos modernos sistemas de irrigação, é somente no Vale do São Francisco onde se produz uva o ano inteiro, ao contrário de outras regiões do mundo, onde a safra tem época certa. Nos últimos anos, a região também despertou para a elaboração de vinhos e, atualmente, é responsável por 15% da produção brasileira. E no leito do Velho Chico desponta o enoturismo fluvial, experiência que vem encantando visitantes de várias partes do mundo.

O turismo é um dos eixos de trabalho do projeto Sebrae na Bahia no Território da Cidadania do Sertão do São Francisco. Para colaborar com a estruturação da cadeia produtiva, a instituição está reunindo os atores do trade turístico para propor ações de melhoria. Nessa quarta (18) e quinta-feira (19), representantes de instituições públicas e privadas participaram do Workshop de Sensibilização, em Juazeiro.

No evento, as instituições relataram ações já realizadas em prol do turismo no Vale do São Francisco e iniciativas para o futuro. Um dos resultados que comprovam o crescimento do setor é o aumento do número de interessados em fazer o passeio Vapor do Vinho, que inclui navegação, conhecimento do processo de elaboração de vinhos e degustação. “Em 2008, nossos visitantes não passavam de 500 por mês. Hoje, são mais de dois mil”, disse o enólogo e coordenador do Centro Enoturístico da Fazenda Ouro Verde, Rafael Loura.

A Fazenda Ouro Verde fica localizada no município de Casa Nova, ponto de chegada do Vapor do Vinho. O destino é prova de que o turismo na região não se concentra em um único local. O roteiro inclui saída de Juazeiro com passagem por Sobradinho. “Para ser eficaz, o planejamento do turismo na nossa região deve contemplar cidades e instituições diversas”, afirmou a gerente de Turismo da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Carmiária Gomes.

O Workshop de Sensibilização serviu para o levantamento de percepções sobre o contexto do turismo na região, além de promover um debate sobre a participação de todos os atores da cadeia produtiva. “Temos atrativos diferenciados e uma grande oportunidade de crescimento. Só precisamos explorar melhor o nosso potencial. O primeiro passo é a elaboração de projetos executáveis”, comentou Emanoel Lima, superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Todos os participantes do workshop assinaram o Termo de Intenções para o Desenvolvimento do Turismo no Vale do São Francisco. “Reunimos a percepção de todos sobre o turismo, as ações propostas e o resultado das discussões sobre eixos importantes, como estruturação, qualificação, gerência e fomento”, concluiu o consultor do Sebrae na Bahia, André Chamusca. Os consultores apontam ainda a necessidade de continuidade do processo de envolvimento de todos os participantes.

Desenvolvimento integrado

O Termo de Intenções tem um caráter direcionador para o desenvolvimento integrado do destino Vale do São Francisco e aponta premissas fundamentais para o sucesso da proposta: construção do Plano Estratégico para Desenvolvimento Integrado do Turismo, consolidações formais e informais de parcerias com instituições de apoio e a consolidação do grupo gestor do turismo no destino.

“A próxima ação é elaborar um projeto em parceria com a Codevasf que permita a captação de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional para a execução das prioridades determinadas”, finalizou Audeni Souza, gestora do projeto Sebrae na Bahia no Território da Cidadania do Sertão do São Francisco.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot