X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ações fortalecem turismo no Vale do São Francisco


Salvador – Uma região banhada pelo rio São Francisco, importante produtora de frutas e com características peculiares. Graças às condições climáticas e aos modernos sistemas de irrigação, é somente no Vale do São Francisco onde se produz uva o ano inteiro, ao contrário de outras regiões do mundo, onde a safra tem época certa. Nos últimos anos, a região também despertou para a elaboração de vinhos e, atualmente, é responsável por 15% da produção brasileira. E no leito do Velho Chico desponta o enoturismo fluvial, experiência que vem encantando visitantes de várias partes do mundo.

O turismo é um dos eixos de trabalho do projeto Sebrae na Bahia no Território da Cidadania do Sertão do São Francisco. Para colaborar com a estruturação da cadeia produtiva, a instituição está reunindo os atores do trade turístico para propor ações de melhoria. Nessa quarta (18) e quinta-feira (19), representantes de instituições públicas e privadas participaram do Workshop de Sensibilização, em Juazeiro.

No evento, as instituições relataram ações já realizadas em prol do turismo no Vale do São Francisco e iniciativas para o futuro. Um dos resultados que comprovam o crescimento do setor é o aumento do número de interessados em fazer o passeio Vapor do Vinho, que inclui navegação, conhecimento do processo de elaboração de vinhos e degustação. “Em 2008, nossos visitantes não passavam de 500 por mês. Hoje, são mais de dois mil”, disse o enólogo e coordenador do Centro Enoturístico da Fazenda Ouro Verde, Rafael Loura.

A Fazenda Ouro Verde fica localizada no município de Casa Nova, ponto de chegada do Vapor do Vinho. O destino é prova de que o turismo na região não se concentra em um único local. O roteiro inclui saída de Juazeiro com passagem por Sobradinho. “Para ser eficaz, o planejamento do turismo na nossa região deve contemplar cidades e instituições diversas”, afirmou a gerente de Turismo da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Carmiária Gomes.

O Workshop de Sensibilização serviu para o levantamento de percepções sobre o contexto do turismo na região, além de promover um debate sobre a participação de todos os atores da cadeia produtiva. “Temos atrativos diferenciados e uma grande oportunidade de crescimento. Só precisamos explorar melhor o nosso potencial. O primeiro passo é a elaboração de projetos executáveis”, comentou Emanoel Lima, superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Todos os participantes do workshop assinaram o Termo de Intenções para o Desenvolvimento do Turismo no Vale do São Francisco. “Reunimos a percepção de todos sobre o turismo, as ações propostas e o resultado das discussões sobre eixos importantes, como estruturação, qualificação, gerência e fomento”, concluiu o consultor do Sebrae na Bahia, André Chamusca. Os consultores apontam ainda a necessidade de continuidade do processo de envolvimento de todos os participantes.

Desenvolvimento integrado

O Termo de Intenções tem um caráter direcionador para o desenvolvimento integrado do destino Vale do São Francisco e aponta premissas fundamentais para o sucesso da proposta: construção do Plano Estratégico para Desenvolvimento Integrado do Turismo, consolidações formais e informais de parcerias com instituições de apoio e a consolidação do grupo gestor do turismo no destino.

“A próxima ação é elaborar um projeto em parceria com a Codevasf que permita a captação de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional para a execução das prioridades determinadas”, finalizou Audeni Souza, gestora do projeto Sebrae na Bahia no Território da Cidadania do Sertão do São Francisco.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo