X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Agência promove trabalho e renda para artesãs de Marechal Deodoro


Maceió – “Sabemos como é importante chegar em casa e ter o que oferecer à nossa família”, revela Fátima Farias, presidente da Agência de Desenvolvimento Local e Integrado (Adlis) da República. A instituição liderada pela artesã promove os projetos Nossa Senhora Auxiliadora e Meias Órfãs, que geram renda para famílias carentes de Marechal Deodoro (AL).

Fátima explica que o Projeto Nossa Senhora Auxiliadora pretende levar outras oportunidades de renda para 15 famílias que moram em casas de taipa e sobrevivem apenas da pesca e do Bolsa Família. “É impossível conduzir um lar somente com esses recursos. Conseguimos um hectare de terra no povoado Riacho Velho para melhorar a realidade dessas pessoas”, destaca. O terreno será destinado à criação de galinhas caipiras e ao plantio de hortaliças para subsistência das famílias integrantes do projeto. O excedente será vendido para a merenda das escolas do município.

O projeto Meias Órfãs nasceu na França. A estilista brasileira Márcia de Carvalho, que mora em Paris, se deparou com uma porção de meias avulsas nas gavetas dos filhos e vislumbrou uma oportunidade para melhorar a vida das famílias necessitadas do Brasil. As artesãs de Marechal Deodoro misturam a arte do filé com o jeans cedido pela Braskem e com as meias, doadas pela comunidade. Elas produzem mantos, chapéus, echarpes, blusas, entre outros acessórios de moda. “Já levamos a nossa produção a três desfiles na França e a dois em Alagoas e estamos integrados ao Grupo Meias Órfãs Brasil, formado por artesãos brasileiros capacitados e reconhecidos pela instituição francesa”, registra a presidente da agência.

A Adlis da República reúne associações comunitárias do centro e dos bairros de Estiva, Taperagua, Poeira, Feirinha do Francês, em Marechal Deodoro. Ao todo, 40 artesãs são assistidas. “Há dois anos começamos a investir em capacitações. Procurar o Sebrae em Alagoas foi um passo importante para os nossos negócios. Os cursos de design, atendimento e gestão de custos foram essenciais”, afirma a artesã representante da Associação da Feirinha do Francês, Vera Lúcia.

A presidente da Adlis, Fátima Farias, conta que algumas associadas participam de capacitações para a Copa do Mundo de 2014. Elas iniciaram os cursos de libras e de inglês. “Elas querem interagir com o maior número de turistas possível e vender mais”, afirma.

Serviço:
Sebrae em Alagoas – (82) 4009.1758
www.al.agenciasebrae.com.br

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot