X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Agente Local de Inovação orienta pequena empresa gaúcha


 Porto Alegre – A Gyrum, empresa nascente da área industrial e de engenharia, venceu em dezembro do ano passado o concurso de Planos de Negócios da XII Maratona de Empreendedorismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alexandre Andreoli, Ioannes Tessaro e Leonardo Zimmer, mestrandos em Engenharia Mecânica, decidiram criar o empreendimento apenas um ano antes da premiação e, em junho de 2011, aderiram ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae no estado.

A Gyrum – nome que em latim significa “rotativo” – surgiu com o propósito de desenvolver módulos de motores focados no mercado de energia. O projeto prevê que o motor seja construído em módulos, o que facilita a utilização de mais de um tipo de combustível.

Desenvolvida na Incubadora Tecnológica Héstia, da Escola de Engenharia da UFRGS, em abril de 2011 a Gyrum já estava formalizada. Em junho, durante um Mutirão da Inovação realizado na cidade de Viamão, a empresa obteve o primeiro contato com o Sebrae, por meio do Programa ALI – cujo objetivo é promover a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, por meio de atendimento gratuito.

“O agente local de inovação vai até a empresa e realiza um diagnóstico completo do seu grau de inovação. Em seguida, aponta as oportunidades a serem exploradas pelo empreendimento para ampliar a competitividade. Todo o trabalho realizado é gratuito”, explica o diretor Administrativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Marcelo Ribas.

O ALI Cézar André Gonçalves, selecionado para atuar no projeto, acompanhou a empresa, aplicou diagnóstico e, juntamente com os empresários, elaborou o plano de trabalho para o negócio. “Não sabíamos por onde começar, não tínhamos um bom plano de negócios. A nossa necessidade era adquirir experiência com o Sebrae, ter alguém para nos avaliar e orientar”, explica um dos proprietários, Alexandre Andreoli. “Acabamos refazendo todo o plano de negócios inicial”, diz.

Após a conquista da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a visibilidade da Gyrum cresceu. “Não existe muito empreendedorismo na engenharia”, afirma o trio empreendedor. Eles ressaltam que ganharam reconhecimento com o prêmio, mesmo sem ter o produto acabado. Atualmente, o projeto de fabricação dos motores está em fase final e, em breve, deve iniciar a fase de desenvolvimento do produto. Os três estudantes buscam parcerias e fundos para o projeto, que já conta com o apoio de nomes de peso como a Usinagem Jacuí e a Rijeza Metalurgia, ambas no estado.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot