X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Agente Local de Inovação orienta pequena empresa gaúcha


 Porto Alegre – A Gyrum, empresa nascente da área industrial e de engenharia, venceu em dezembro do ano passado o concurso de Planos de Negócios da XII Maratona de Empreendedorismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alexandre Andreoli, Ioannes Tessaro e Leonardo Zimmer, mestrandos em Engenharia Mecânica, decidiram criar o empreendimento apenas um ano antes da premiação e, em junho de 2011, aderiram ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae no estado.

A Gyrum – nome que em latim significa “rotativo” – surgiu com o propósito de desenvolver módulos de motores focados no mercado de energia. O projeto prevê que o motor seja construído em módulos, o que facilita a utilização de mais de um tipo de combustível.

Desenvolvida na Incubadora Tecnológica Héstia, da Escola de Engenharia da UFRGS, em abril de 2011 a Gyrum já estava formalizada. Em junho, durante um Mutirão da Inovação realizado na cidade de Viamão, a empresa obteve o primeiro contato com o Sebrae, por meio do Programa ALI – cujo objetivo é promover a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, por meio de atendimento gratuito.

“O agente local de inovação vai até a empresa e realiza um diagnóstico completo do seu grau de inovação. Em seguida, aponta as oportunidades a serem exploradas pelo empreendimento para ampliar a competitividade. Todo o trabalho realizado é gratuito”, explica o diretor Administrativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Marcelo Ribas.

O ALI Cézar André Gonçalves, selecionado para atuar no projeto, acompanhou a empresa, aplicou diagnóstico e, juntamente com os empresários, elaborou o plano de trabalho para o negócio. “Não sabíamos por onde começar, não tínhamos um bom plano de negócios. A nossa necessidade era adquirir experiência com o Sebrae, ter alguém para nos avaliar e orientar”, explica um dos proprietários, Alexandre Andreoli. “Acabamos refazendo todo o plano de negócios inicial”, diz.

Após a conquista da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a visibilidade da Gyrum cresceu. “Não existe muito empreendedorismo na engenharia”, afirma o trio empreendedor. Eles ressaltam que ganharam reconhecimento com o prêmio, mesmo sem ter o produto acabado. Atualmente, o projeto de fabricação dos motores está em fase final e, em breve, deve iniciar a fase de desenvolvimento do produto. Os três estudantes buscam parcerias e fundos para o projeto, que já conta com o apoio de nomes de peso como a Usinagem Jacuí e a Rijeza Metalurgia, ambas no estado.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo