X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

ALI chega ao interior do Rio Grande do Norte


Natal – Pequenas empresas do setor da indústria, instaladas no eixo da região do Vale do Açu, microrregião entre Macau e Mossoró, já podem aderir ao programa Agentes Locais da Inovação (ALI). Assú se tornou o primeiro município do interior do país a receber a iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O intuito é impulsionar o crescimento e o fortalecimento dos negócios por meio de processos inovadores.

Ao todo, 500 empreendimentos da região serão beneficiados com o programa. Desse total, 250 estão em Mossoró, 150 no Vale do Açu e os outros 100 na microrregião de Macau. O ALI pretende atender 1,6 mil pequenas empresas ligadas à produção industrial em todo o estado. Para participar do programa, o primeiro passo é o preenchimento do formulário de adesão. Em seguida, a empresa passará a receber as visitas dos agentes que atuam no projeto. O acompanhamento tem duração de dois anos.

De olho na oportunidade, o empresário do setor ceramista, Francisco Albano, já aderiu ao programa. O empreendedor produz cerca de um milhão de peças por mês, entre telhas, tijolos e lajotas, e pretende, através de diagnóstico e orientações, modernizar os processos produtivos e reduzir custos na empresa. “Quero modernizar a produção, fazendo a automatização e, com isso, diminuir meus custos. Outra coisa que pretendo fazer depois da consultoria é minimizar os danos ao meio ambiente, com o uso de fornos que retêm o calor e melhoram a produção”, explica.

O diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcante Júnior, destaca a necessidade de promover a inovação como forma de manter a empresa viva no mercado. “A instituição acredita no potencial desta região e, por isso, estamos oferecendo essa ferramenta tão importante para a sobrevivência das empresas. A inovação é determinante para a manutenção da empresa no mercado”, prevê.

Dados do Cadastro Empresarial do RN (CEMP) indicam que 4,65% das empresas potiguares são indústrias, o que representa um universo de 3.037 empreendimentos, formado predominantemente por unidades de pequeno porte. No entanto, com um índice de 62%, o estado detém a quarta posição de mortalidade empresarial nos dois primeiros anos de funcionamento. “Essa mortalidade ocorre muito por falta de planejamento, mas pode ser evitada com a adoção de medidas simples, sem a necessidade, por exemplo, de grandes investimentos em recursos ou tecnologia”, avalia Marcus Vinícius Bezerra, coordenador Nacional do Programa ALI.

Para o prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, “ganha o município, que recebe incentivos para seu desenvolvimento, e ganha a população, que terá mais qualidade nos serviços prestados pelas empresas. É mais uma iniciativa importante do Sebrae, parceiro dos municípios e dos empresários”, elogia.

Consultoria

Esse é o segundo ciclo do ALI no Rio Grande do Norte. Durante o primeiro ciclo, 1.560 empreendimentos do segmento do comércio no Bairro do Alecrim, em Natal, foram atendidos. O programa amplia os índices de qualidade, produtividade e competitividade das empresas atendidas, por meio de consultorias especializadas.

Os agentes identificam as carências e necessidades e indicam as soluções mais compatíveis para o desenvolvimento do negócio. Para atender às empresas, os acadêmicos recebem uma capacitação de 250 horas. Todo o trabalho é supervisionado por consultores seniores, selecionados pelo programa.

Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

 

 

 

 

 

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot