X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesanato de Tocantins é divulgado na Espanha


Palmas – A diretora-técnica do Sebrae em Tocantins, Mila Jaber, em parceria com o governo estadual, participa de uma missão internacional na Espanha. A visita, que tem como objetivo divulgar produtos do estado no exterior, deve terminar no próximo dia 10.

Nesta semana, durante reunião com o Ministério da Agricultura da Espanha – responsável pelo controle das riquezas naturais e do artesanato do país – os representantes brasileiros apresentaram alternativas para a introdução de artigos nacionais no mercado espanhol. “O capim dourado é o nosso principal produto, mas estamos divulgando outros itens, como babaçu, cristal, buriti, cerâmica, além dos belíssimos bordados”, disse a secretária de Cultura do estado e integrante da missão, Kátia Rocha.

Durante o encontro, ela enfatizou  uma grande conquista para o estado: o Selo de Indicação Geográfica do Capim Dourado. “A certificação agregou valor ao produto e fortaleceu esse tipo de artesanato e a cadeia nacional e internacional. Por isso, vamos continuar investindo na capacitação do artesão e buscando novas tecnologias através do design”, comentou a secretária.

Já a diretora do Sebrae ressaltou que a instituição vai investir em pesquisas para reconhecer a identidade, tipologia, produção, demanda e a comercialização do capim dourado, visando o aumento da competitividade do produto. Hoje, apenas 3% do que é produzido na região é exportado.

Desde 2005, a instituição já investiu aproximadamente R$ 20 milhões em projetos de cultura e artesanato, apostando na capacitação da mão de obra e na melhoria da qualidade e design do artesanato produzido na região. “Estamos mapeando a cadeia de artesanato e buscando parcerias para posicionar o capim dourado no mercado internacional. A ideia é associar os produtos a grandes estilistas e designers, participar de feiras de negócios, desfiles e eventos de moda”, afirma Mila.

Para a secretária Kátia Rocha, a preocupação é que a renda obtida com a comercialização dos produtos seja revertida em benefício do estado. “O maior desafio é intensificar o controle da colheita do capim com o objetivo de preservar a matéria-prima e fomentar a produção”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Aline Brado – (63) 3219.3302
www.to.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
www.to.sebrae.com.br
www.sebraenews.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot