X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesanato deve ser prioridade para economia local


João Pessoa – O economista Luiz Carlos Prestes Filho, especialista em economia criativa, recomenda que o artesanato da Paraíba crie uma identidade própria e seja uma dos 10 setores prioritários da economia local. Para ele, o turismo deve ser promovido como indutor da principal atividade da economia criativa.

Ele analisa que os maiores produtores e consumidores do artesanato do Brasil são os estados do Rio de Janeiro e São Paulo O setor nesses estados divide as atenções das políticas públicas e investimentos com gigantes como gás e petróleo e as indústrias, e por muitas vezes acaba relegado a segundo plano, na avaliação dele.

Para o estudioso, o artesanato paraibano deve criar uma identidade única. “O entendimento geral da sociedade ainda é de um artesanato nordestino, o que acaba por generalizar, de forma negativa, tantas tipicidades únicas da região”, preconizou. O turismo também deve ser associado às ações de desenvolvimento do artesanato. “João Pessoa está entre os 65 destinos indutores do Brasil. Inegavelmente o turismo traz e ajuda nas vendas e comercialização do artesanato”, concluiu Prestes.

Prestes esteve na Paraíba para colher dados sobre o setor para o Estudo da Cadeia do Artesanato no Brasil, que deverá ser lançado no segundo semestre de 2012. Ele defendeu o setor no Seminário da Cadeia Produtiva da Economia do Artesanato na Paraíba, promovido pelo Sebrae na segunda-feira (31).

O estudioso também criticou a legislação brasileira. Para ele, os conceitos abordados nas leis estão distantes do que acontece na cadeia do artesanato. “Precisamos encurtar a distância entre a base e as entidades de fomento, só assim conseguiremos construir políticas e planos mais adequados”, comentou Prestes Filho.

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot