X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos cariocas aumentam produção no Carnaval


Rio de Janeiro – Período de carnaval significa muito trabalho para o polo calçadista da Baixada Fluminense, apoiado pelo Sebrae no Rio de Janeiro. Os mais de 200 artesãos dos municípios de Duque de Caxias e Belfort Roxo produzem cerca de 50 mil pares para as escolas de samba cariocas, o que representa metade da produção mensal do grupo.

A encomenda é um reforço na renda, mas também uma enorme responsabilidade. Principalmente quando os clientes são figuras importantes para o desfile, como o mestre-sala e a porta-bandeira. A função do casal é apresentar e defender a escola e o desempenho vale nota. A pontuação depende da execução de uma série de passos, muitos deles obrigatórios. Toda a sequência deve ser executada com graça, leveza e precisão. Para que isso aconteça sem tropeços, a arte dos artesãos tem um papel decisivo.

“Imagine se o solado sai no meio do desfile? Sem chance! Usamos uma cola de altíssima qualidade”, reage com bom humor o diretor de Educação Sócio-Ambiental da Cooperativa de Artefatos de Couro e Afins do Estado do Rio de Janeiro (Coopcarj), Avelino da Silva. A cola é um dos segredos para a qualidade do calçado. O material usado é o melhor do mercado, destinado apenas aos sapatos luxuosos, já que o custo pesaria muito na produção em maior escala. Para deslizar na avenida, usa-se a sola, terceira camada do couro. A palmilha é dupla e alcochoada – para garantir o conforto – e forrada com tecido, para absorver o suor.

Quando o solado, a palmilha e o cabedal, que é a parte de cima do calçado, são fixados, o artesão dá o toque final. Com um martelo, bate-se levemente para desfazer qualquer bolha de ar, procedimento que garante a integridade da estrutura. Avelino explica que existe um equipamento industrial, que dá esse tipo de acabamento, mas que poucos têm esse instrumento, por isso, o que vale é o talento e a sensibilidade de cada um.

A sandália das passistas também é cheia de cuidados, como a maneira especial de prender o salto à palmilha; o uso de uma espessura de ferro em toda a estrutura do calçado e costuras reforçadas para evitar que se quebrem; e a utilização de couro de qualidade para proteger os pés. Tudo isso para que elas atravessem a avenida com a única preocupação de defender a escola com o seu gingado.

A entrada desses artesãos calçadistas no mundo do samba aconteceu em 2007, graças a uma capacitação do Sebrae no Rio de Janeiro, que contou também com uma assessoria de estilo. De lá para cá, as encomendas cresceram e os artesãos recuperaram seu prestígio no mercado.

Visibilidade

A coordenadora estadual de Projetos de Moda do Sebrae no Rio de Janeiro, Andréia Lopes, explica que o talento do grupo é reconhecido por importantes grifes cariocas. No entanto, com a mudança das grandes empresas para o Sul e o Nordeste do país nos últimos anos, o trabalho diminuiu drasticamente.

“Eles deixaram de ser empregados e começaram a produzir suas próprias peças, mas sem qualquer estrutura comercial. O projeto começou com foco no reposicionamento de mercado e na formalização. Com a participação em eventos e feiras de moda, eles estão reconquistando a visibilidade”, explica Andréia.

É o que pensa Avelino. “Não precisamos mais driblar a sazonalidade. Com capacitação e apoio do Sebrae, conseguimos vender nossas peças o ano inteiro. Agora, sonhamos em construir uma escola, pois o que nos falta é mão de obra para dar conta das encomendas”, afirma.

Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot