X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

As aceleradoras podem realmente ajudar a sua startup?

Aceleração de crescimento em startup

As aceleradoras, na verdade, representam uma oportunidade ou é apenas um modismo passageiro que pegou carona na onda crescente de empreendedorismo?


As aceleradoras, na verdade, representam uma oportunidade ou é apenas um modismo passageiro que pegou carona na onda crescente de empreendedorismo?

É difícil ficarmos pelo menos um dia sem ouvir os louros do sucesso e investimentos por trás de grandes aceleradoras de startup e este é um mercado que ainda está em franco crescimento.

Os aspirantes a empreendedores podem estar se perguntando se a mesma coisa poderia estar acontecendo com a empresa deles.

Eles acreditam que aparecendo na porta das aceleradoras com a sua ideia em um papel de pão amassado vai permitir que, semanas mais tarde esteja cheio de dinheiro no bolso para fazer a sua ideia queimar.

Porém, a realidade é muito diferente.

É verdade que muitas aceleradoras que tipicamente oferecem apoio a empresas com recursos e networking em troca de um percentual nas ações podem se gabar de alguns sucessos invejosos.

Algumas delas, como o Y Combinator, liderada por Paul Graham reafirmou recentemente o seu sucesso com 172 empresas com mais de 7 anos que agora têm um valor global de 7,78 bilhões de dólares.

A Founder Institute, liderada por Adeo Ressi, afirma que tem a maioria do mercado, com 650 empresas, sendo que 90% delas ainda estão funcionando a todo vapor.

Mas, com toda a polêmica sobre o sucesso das aceleradoras de startups, devemos nos perguntar: são as aceleradoras que fazem as startups serem bem sucedidas, ou as ideias boas estarão sempre destinadas ao sucesso independente de como?

Da mesma maneira que os estudantes que frequentam as melhores universidades podem estar predispostos a conseguirem empregos mais bem remunerados do que aqueles que cursam as faculdades populares, pode-se argumentar que os verdadeiros empreendedores não precisam de nenhuma ajuda de aceleradoras e com isso podem acabar sendo ainda mais bem sucedido sem elas.

De qualquer maneira, todos nós podemos ser beneficiados. É claro que, estando em uma aceleradora de alta performance as coisas podem mudar um pouco.

Mas, se você não conseguiu entrar na aceleradora que queria aqui seguem algumas lições que podemos aprender com as melhores aceleradoras do planeta.

#1. Aptidão para o choque de realidade

Adeo Ressi acredita que o seu teste preliminar dos candidatos vai mostrar se você tem o DNA de um empreendedor, antes mesmo de entrar em uma aceleradora.

Seus testes se concentram principalmente a traços de personalidade (ignorando as ideia de negócio), em busca da inteligência fluída, abertura e afabilidade.

Por que gastar anos lutando e gastar todo o seu dinheiro se o empreendedorismo não é pra você?

#2. O financiamento inicial

Muitas aceleradoras fornecem um pequeno financiamento inicial para as startups selecionadas sendo que a maioria investe pequenas quantidades financeiras, algo como 10 ou 20 mil dólares, levando em troca disso 5% a 15% das startups.

Este investimento pode ajudar a sua empresa com o empurrão que ela precisava para a sua arrancada, mas de maneira alguma precisa ser vista como a principal razão para o ingresso em uma aceleradora.

#3. Orientação de especialistas e treinamento

A qualidade da liderança em uma aceleradora é o um valor de potencial único, fornecendo oportunidade e aprendizado para os empreendedores.

Cada aceleradora bem sucedida tem uma liderança forte e pessoal com credenciais de grandes negócios e investimentos. Fuja as aceleradoras que parecem estar oferecendo apenas um espaço para você se instalar incialmente.

#4. Apoio de outras empresas

Além da orientação formal, as empresas que estão trabalhando ao seu lado nas aceleradoras fornecem muito mais do que apoio emocional.

O empreendedor vai encontrar também expertise em áreas em que ele precisa, como conselhos rápidos de empresas que muitas vezes estão na sua frente em outros ciclos e fases do negócio.

#5. Amplos recursos

Naturalmente, não podemos eliminar o valor de se ter um escritório acessível e espaço para reuniões, serviços de apoio administrativo e de tecnologia para ajudar nas operações de sua empresa.

Mas não acredite no mito de que as aceleradoras podem ser uma maneira de aluguel barato e evite as empresas que pareçam ser apenas isso.

#6. Aprender fazendo

Uma aceleradora permite aos empreendedores colocar as ideias em prática na prática, fora das salas de aula, mantendo estrutura e disciplina necessárias a qualquer negócio.

Isso será o mais próximo possível da experiência real de se empreender e não há professor que possa ensinar essa matéria. É uma oportunidade de ter sucesso ou falhar rapidamente, com o mínimo de investimento em tempo e dinheiro.

#7. Contato com investidores

O sucesso em uma aceleradora significa o acesso ao venture capitalists e conexões para os gurus da indústria para diversas oportunidades de negócios.

Cerca de 80% das startups graduadas pela TechStars buscam levantar capital.

As aceleradoras podem ser um excelente laboratório para startups e fomentar empreendedorismo

As aceleradoras podem ser um excelente laboratório para startups e fomentar empreendedorismo.

As aceleradoras não fazem milagre

Enquanto esses programas podem certamente ajudar a fazer uma empresa decolar, não há nenhum atalho ou substituto para o empreendedorismo e a modalidade certa de trabalho, com muito trabalho duro e uma solução verdadeira para um problema real.

O que você pensa sobre as aceleradoras e o seu papel nas startups? O Jornal do Empreendedor gostaria muito de saber a sua opinião.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Can Start-up Incubators Really Help You?”, da revista Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot