X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Caprinos salvam o semiárido durante a seca


Natal – Na paisagem seca do semiárido potiguar, castigada ainda mais pela estiagem que atinge vários municípios do Nordeste, alguns animais resistem e são apontados como uma saída para a sobrevivência e manutenção do homem no campo. Mais que uma forma de subsistência, a criação de caprinos e ovinos pode representar a redenção do sertão e a geração de prosperidade.

O Rio Grande do Norte tem o sexto maior rebanho de caprinos do Nordeste, com 405 mil animais. Já o rebanho de ovinos está estimado em 583 mil cabeças. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região oeste do Rio Grande do Norte, onde se concentra mais da metade do rebanho de caprinos e mais de 40% dos ovinos do estado, a venda de animais para corte é uma alternativa viável e lucrativa.

No sítio Carrasco, zona rural de Apodi, município com mais de 28 mil cabeças de caprinos, Francisco de França mostra que a caprinovinocultura é um bom negócio. Criador de médio porte, com mais de 400 animais, ele explica que pretende ampliar a área de pastagem para elevar a produção e atender a demanda de consumidores, que só aumenta. Atualmente, uma média de 20 animais, com cerca de 13 quilos, são abatidos mensalmente. O quilo da carne é comercializado a R$ 8,00. “Apesar da seca que atinge toda essa região, estou muito satisfeito com os resultados que a atividade me dá. Quero aumentar em três vezes a quantidade de animais”, revela.

Os animais de Apodi são abatidos e comercializados, em sua maior parte na própria região, mas abastecem ainda supermercados e frigoríficos de Mossoró e Natal. Para estimular ainda mais o consumo da carne caprina e o fortalecimento da atividade na região, o Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio do Projeto Aprisco no Oeste e Sertão do Cabugi, promoverá ações de estímulo durante a Festa do Bode, evento que será realizado de 2 a 5 de agosto, em Mossoró.

Além do tradicional Festival Gastronômico, serão promovidas oficinas para proprietários de frigoríficos sobre cortes especiais. “A atividade possui um elevado potencial, que pode ser melhor explorado. Com as ações que vamos oferecer durante o evento, pretendemos estimular ainda mais o consumo da carne de caprino e assim promover o aumento da demanda”, ressalta Vamberto Torres, gestor do Projeto Aprisco no Oeste e Sertão do Cabugi.

 

Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616-7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot