X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cartilha orienta como reduzir conta de energia


Cuiabá – Um dos insumos básicos para a vida na Terra, a energia é fundamental para, basicamente, qualquer atividade econômica, seja ela renovável – originada do Sol, do vento, da água – ou não – petróleo, gás natural, carvão mineral. Já a energia elétrica é a principal fonte na maior parte das empresas e, em algumas, a única. Portanto, luzes acesas e aparelhos de climatização ligados sem que ninguém esteja no ambiente são os exemplos mais comuns, e evitáveis, de desperdício.

Segundo a cartilha Eficiência Energética, da série Ideias de Negócios Sustentáveis do Sebrae, outro aliado para que se gaste menos insumo e dinheiro é a aquisição de equipamentos mais modernos, eficientes e com menor consumo de energia. Mais largamente utilizada no setor industrial, o consumo de energia elétrica pode ser reduzido substituindo-a por algum tipo renovável, como, por exemplo, a solar e a eólica, que estão disponíveis no mercado e correm risco de esgotamento.

“É necessário um investimento inicial para a compra do sistema de placas fotovoltaicas, que captam e armazenam a luz do Sol. A compensação vem com a economia financeira e a grande contribuição para a saúde do meio ambiente. Chamamos isso de eficiência energética”, alerta a publicação.

Entre as opções para redução do custo de energia elétrica nas micro e pequenas empresas está o Programa Sebrae de Eficiência Energética, cujas ações têm foco específico nesse segmento. O primeiro passo é uma autoavaliação do uso de energia. Com o resultado em mãos, um consultor visita a empresa para analisar o que pode ser feito. Em seguida, implementa um modelo de gestão de energia elétrica, acompanhado de orientações necessárias. A consultoria em eficiência energética é uma ferramenta do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica – Sebraetec.

Para ter acesso à cartilha Eficiência Energética, basta entrar no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br.

Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso 0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae –MT
(65) 3648-1261 e 1262
www.sebrae.com.brwww.mt.agenciasebrae.com.bryoutube.com
Rita Comini – (65) 9932-1890
Maria Terradas – (65) 9986-8108

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo