X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cartilha orienta como reduzir conta de energia


Cuiabá – Um dos insumos básicos para a vida na Terra, a energia é fundamental para, basicamente, qualquer atividade econômica, seja ela renovável – originada do Sol, do vento, da água – ou não – petróleo, gás natural, carvão mineral. Já a energia elétrica é a principal fonte na maior parte das empresas e, em algumas, a única. Portanto, luzes acesas e aparelhos de climatização ligados sem que ninguém esteja no ambiente são os exemplos mais comuns, e evitáveis, de desperdício.

Segundo a cartilha Eficiência Energética, da série Ideias de Negócios Sustentáveis do Sebrae, outro aliado para que se gaste menos insumo e dinheiro é a aquisição de equipamentos mais modernos, eficientes e com menor consumo de energia. Mais largamente utilizada no setor industrial, o consumo de energia elétrica pode ser reduzido substituindo-a por algum tipo renovável, como, por exemplo, a solar e a eólica, que estão disponíveis no mercado e correm risco de esgotamento.

“É necessário um investimento inicial para a compra do sistema de placas fotovoltaicas, que captam e armazenam a luz do Sol. A compensação vem com a economia financeira e a grande contribuição para a saúde do meio ambiente. Chamamos isso de eficiência energética”, alerta a publicação.

Entre as opções para redução do custo de energia elétrica nas micro e pequenas empresas está o Programa Sebrae de Eficiência Energética, cujas ações têm foco específico nesse segmento. O primeiro passo é uma autoavaliação do uso de energia. Com o resultado em mãos, um consultor visita a empresa para analisar o que pode ser feito. Em seguida, implementa um modelo de gestão de energia elétrica, acompanhado de orientações necessárias. A consultoria em eficiência energética é uma ferramenta do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica – Sebraetec.

Para ter acesso à cartilha Eficiência Energética, basta entrar no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br.

Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso 0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae –MT
(65) 3648-1261 e 1262
www.sebrae.com.brwww.mt.agenciasebrae.com.bryoutube.com
Rita Comini – (65) 9932-1890
Maria Terradas – (65) 9986-8108

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot