X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Certificação de artigos para festa agora é obrigatória


Brasília – Língua de sogra, chapeuzinhos com desenhos de super-heróis, máscaras de papelão, faixas de testa. Por trás desses itens, aparentemente inocentes, há riscos iminentes para adultos e, principalmente, para crianças. Entre as preocupações está a toxicidade dos materiais que entram em contato com a pele ou saliva. Por isso, a partir de agora a certificação de artigos de festa passa a ser obrigatória pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização de Qualidade Industrial (Inmetro).

Para orientar micro e pequenas empresas do setor de artigos de festa, o Sebrae, em parceria com o Inmetro, vai promover um workshop gratuito de certificação nesta quarta (20) e quinta-feira (21), em São Paulo. Haverá credenciamento nos dois dias, a partir das 9h. Desde a publicação da portaria em 2011, empresas fabricantes, embaladoras e importadoras de artigos para festa já iniciaram um processo de adequação para atendimento das normas. Mas, com a prorrogação do prazo de certificação, os empresários do setor terão até o final deste ano para se adaptarem e oferecerem produtos certificados com selo do Inmetro.

Apesar da prorrogação do prazo já tem empresário de olho para se adequar às regras e às exigências dos consumidores. Em Alagoas, a proprietária da Lala Fest, Adriane Luna, trabalha atualmente com decoração, mas está preparando a loja para vender artigos de festas. Quando soube sobre a necessidade da certificação, não teve dúvida. “Quero entrar no mercado oferecendo produtos dentro das regras. O cliente sabe reconhecer um serviço de qualidade”, defende a empresária. Ela pretende buscar orientação do Sebrae para seguir as normas.

Graças à parceria do Sebrae com o Inmetro, os proprietários de micro e pequenas empresas podem contar com orientações, treinamento e assistência para se adequarem ao processo de avaliação. Para empresários que querem adquirir a certificação, como Adriane, o Inmetro possui um acordo com o Sebrae que prevê, entre outras ações, o Bônus Avaliação da Conformidade, operado no âmbito do programa Sebraetec, direcionado para ajudar pequenas e microempresas e financiar até 90% dos seus custos com processos de certificação. O bônus é concedido a empresas que se enquadrem como pequenos negócios.

Para obter esclarecimentos mais detalhados e ter acesso ao benefício, o empreendimento deve procurar a unidade do Sebrae mais próxima da sua cidade. Caso a empresa não atenda aos requisitos para ser contemplada, outro caminho possível é o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), que também possui linhas de crédito destinadas a financiar ações de inovação e modernização de empresas.

Confira alguns artigos para festa que precisam de certificação compulsória:

  • Língua de sogra;
  • Chapéuzinhos de aniversário descartáveis;
  • Máscaras descartáveis de papelão;
  • Colares luminosos ou de papelão;
  • Pulseiras luminosas ou de papelão (inclusive pulseira-mola);
  • Viseiras;
  • Faixas de testa;
  • Tiaras.

Lista completa dos produtos com certificação compulsória no site www.inmetro.gov.br/qualidade/prodCompulsorios.asp.

Mais informações sobre a programação do workshop no link abaixo:

 

 

Serviço:
Workshop sobre Certificação de Artigos de Festas
Dias 20 e 21 de fevereiro, a partir das 9h.
Local: Auditório do Sebrae, Rua Vergueiro, 1117 -Paraíso – SP

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
[email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot