X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Começa semifinal do Desafio Sebrae


Salvador – A fase decisiva do Desafio Sebrae 2012 já começou. Na noite dessa sexta-feira (9), o sorteio das chaves definiu as equipes que se enfrentam na semifinal do jogo virtual. O evento aconteceu no Sauípe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia, local onde os participantes competem. Neste domingo (11) serão anunciadas as oito equipes finalistas que disputarão durante toda a segunda-feira (12) a final do jogo virtual. O campeão será anunciado no dia 13, às 15h, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

Na abertura do evento, o diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, falou da contribuição do maior business game do mundo para a formação empresarial e pessoal dos participantes e destacou o momento positivo que vive a economia brasileira. “O Brasil está encontrando o caminho do desenvolvimento sustentável e inclusivo e, quando olho para vocês aqui, vejo a vontade de construir esse país. Não tenho dúvida de que aqui estão nossos futuros grandes líderes”.

De acordo com a gerente-adjunta de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, Olívia Castro, o principal objetivo de Desafio Sebrae é disseminar entre os universitários o empreendedorismo. “Por meio do jogo, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências de comportamento empreendedor e de aprender noções básicas de gestão. Eu espero que essa experiência influencie suas vidas”, contou.

Competem na semifinal 32 equipes de todo o país, um total de 134 universitários. Um deles é Pedro Ferreira, de 18 anos, integrante da Irecê Frutas & Derivados, de Salvador. A equipe venceu a etapa baiana da competição e é formada por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia. “Com o jogo, aprendi novos conteúdos, como noções de gestão, administração de empresas e estratégias de mercado. Esse aprendizado vai ficar para o resto da minha vida”, revelou.

Participando da competição desde 2009, o universitário Caio Miranda, da equipe baiana POLPAye, chegou pela primeira vez à semifinal. “Nós vimos que havia potencial para ir mais adiante e que podíamos nos superar a cada ano”. O estudante de Administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, destacou a possibilidade de praticar no jogo o que aprende em sala de aula. “Nós saímos do ambiente teórico e vivenciamos na prática o que aprendemos. Chegamos aqui muito perto da realidade do que é gerenciar uma empresa”.

Segundo Maurício Guedes, coordenador da incubadora de empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que realiza o Desafio junto com o Sebrae, mais de um milhão de jovens já participaram do jogo. “Esperamos que os estudantes carreguem essa marca do que é ser um empreendedor, que vai ser muito útil para suas carreiras e vidas. A experiência de trabalhar sob pressão, calcular riscos, conciliar posições diferentes, tomar decisões na hora certa, tudo isso é extremamente valioso para qualquer atividade profissional”, explicou.

O estudante de Ciências Econômicas Antônio dos Reis, de 60 anos, está participando do jogo pela primeira vez. Integrante da equipe Vanguarda, de Manaus (AM), ele vê na competição uma oportunidade de atuação profissional futura. “A experiência do jogo tem sido muito boa, porque serve tanto para despertar o ânimo empreendedor como a possibilidade de prestar consultoria na área de empreendedorismo, que é onde pretendo atuar”, disse.

A competição

O Desafio Sebrae representa hoje a principal contribuição da instituição para a difusão da cultura empreendedora no meio universitário. Este ano, inscreveram-se mais de 154 mil alunos, sendo que 58% estão na faixa de 18 a 22 anos. Por ter sido um dos cinco estados com o maior número de registros – mais de nove mil -, a Bahia pôde levar duas equipes para a etapa nacional: a Irecê Frutas & Derivados e a POLPAye.

A competição leva a prática da gestão de uma empresa a jovens de todo o país, com objetivo de desenvolver competências no ato de empreender. Os participantes que chegaram até a etapa final fizeram exercícios de como administrar uma empresa, aprenderam a trabalhar em grupo e testaram resultados. Na edição deste ano, os universitários estão gerindo uma fábrica de polpas e sucos de frutas tropicais. O jogo virtual conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot