X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Comerciantes são orientados a como vender mais no Natal


Vitória – O Natal, a data mais rentável do ano para os lojistas, deve continuar respondendo às expectativas. Com a facilitação do crédito, redução dos juros bancários, o 13º salário e as medidas de estímulo ao mercado interno, como os descontos sobre os preços dos Produtos Industrializados (IPI), o fim do ano deve ser de bons negócios. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio) prevê uma estimativa de crescimento nas vendas de Natal de até 7% em relação ao mesmo período de 2011.

Para auxiliar os comerciantes a aproveitarem esse período, o Sebrae no Espírito Santo oferta cursos e palestras que vão desde a gestão do visual de loja até como atrair, conquistar e manter clientes. Segundo a consultora da instituição no estado, Silvia Binda, os lojistas devem, antes de qualquer coisa, se planejar. Precisam conhecer os clientes para os quais irão vender, capacitar a sua equipe e organizar todo o interior da loja. “É de fundamental importância que os empreendedores vejam essas questões com alguma antecedência e comecem desde cedo a organizar o estoque e contratar pessoal, por exemplo”.

A questão de preços, formas de pagamento e entrega dos produtos também foram destacadas pela consultora. De acordo com Silvia, são itens que fazem toda a diferença na hora do cliente definir em qual loja irá fazer as suas compras. Por último, mas não menos importante, está a decoração. “A organização das vitrines e prateleiras deve estar em sintonia com o Natal, bem como o atendimento prestado por toda a equipe. Desde o empresário ou lojista, passando pelos caixas e chegando até os vendedores. Deve ser algo que contagie de dentro para fora”, ressalta.

Silvia lembra ainda que para o primeiro trimestre de 2013 estão previstas capacitações de gestão, como cursos específicos oferecidos pelo Sebrae para os lojistas, a exemplo do Gestão de Visual de Loja.

Serviço:
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Ayanne Karoline / Gabriel Xibli
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo