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Como os grandes founders apresentam sua visão

Esperamos que nossos líderes tenham uma ‘visão’. Se você já sentiu que sua visão era difícil de se capturar, você não está sozinho.


O termo  visão  sempre foi muito fofo para o meu gosto. Isso evocava noções de retiros de campo, com fogueiras, guitarras e drogas alucinógenas moderadas. Para ser honesto, eu não estava muito claro sobre o que realmente era uma grande visão de negócios.

Então comecei a investir em startups, e me vi pedindo aos fundadores que me dissessem sobre sua ‘grande visão’. Eu queria me sentir tão animada com a ideia deles quanto eles. Mas eu precisava de mais do que uma declaração confusa para me excitar.

O que torna uma visão atraente?

É bastante claro que uma visão deve descrever um produto futuro inspirador que ajudará um grande número de pessoas – e ganhará muito dinheiro no processo. No entanto, depois de ouvir muitas respostas à questão da ‘visão’, notei que as visões dos grandes fundadores têm outra coisa.

Grandes fundadores fazem sua visão parecer inevitável.

Como exatamente eles fazem isso?

Tendências e momentos decisivos

Nós vendemos a idéia de que visionários como Steve Jobs e Elon Musk podem enxergar magicamente no futuro. No entanto, o que eles estão realmente fazendo é identificar tendências emergentes e extrapolá-las por cinco anos. Quando descrevem sua visão, é sua lógica que convence você – não magia.

Você não precisa ser um visionário para ter uma visãoVocê só precisa conectar a tecnologia atual e as tendências econômicas às necessidades futuras dos clientes.

Em 1996, Steve Jobs respondeu à ‘questão de visão’ completamente com tendências de mercado.

Dado que as tendências ocorrem ao longo de muitos anos – ou mesmo décadas – a próxima pergunta a ser feita é: “Por que agora?”

A Sequoia Capital, investidora do Google, Facebook e outras empresas de sucesso, diz que é melhor em seu site :

“As melhores empresas quase sempre têm um claro ‘por que agora?’. A natureza odeia vácuos – então por que sua solução não foi construída antes?”

A melhor resposta para “por que agora” não é uma tendência de 10 anos, é um recente divisor de águas em seu ambiente tecnológico, regulatório ou competitivo, que permite que você tenha sucesso onde as tentativas anteriores falharam. Por exemplo, o Uber teria sido impossível antes da existência de smartphones com GPS.

Escrevendo um convincente “verso da visão”

A seguinte declaração de visão de modelo abrange os componentes essenciais que as grandes visões têm. Ele ajudará você a transmitir exatamente onde seu empreendimento pode acabar, e o fará de maneira inspiradora, inevitável e investível.

Nossa visão é que ____ [realizar uma atividade chave] será tão fácil quanto ____ [comparação útil].

Na última década, vimos ____ [três tendências relevantes]. Essas tendências estão definidas para acelerar, agora que ____ [marco tecnológico, marcos regulatórios ou competitivos].

Imagine se você fosse capaz de ____ [atingir resultados inspiradores] com apenas ___ [entrada mínima do usuário]. Na verdade, poderemos entregar isso assim que ____ [áreas críticas a serem desenvolvidas na empresa].

Uma vez que isso seja possível, nosso mercado endereçável repentinamente se abre de ____ [segmentos de clientes de nichos atuais] para incluir ____ [segmentos de clientes em potencial maiores].

Eventualmente, podemos eliminar ____ [injustiça do status quo]. E essa é uma visão pela qual acreditamos que vale a pena lutar.

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a preencher os espaços em branco para sua empresa:

  • Realizando uma atividade-chave  - em que atividade seus clientes estão envolvidos quando usam seu produto ou serviço?
  • Comparação útil  - o que é uma boa metáfora ou comparação para transmitir sua ideia com o mínimo de palavras possível? Por exemplo, ‘tão fácil quanto chamar um Uber’.
  • Tendências relevantes  - que tendências macroeconômicas, de consumidores e tecnológicas em andamento apontam na direção de sua visão?
  • Marcos tecnológicos e regulatórios
  •   - o que mudou recentemente em sua tecnologia, ambientes regulatórios ou competitivos que antes tornavam sua visão impossível?
  • Resultado (s) inspirador (es)  - o que os clientes conseguirão no futuro que seria quase impossível de alcançar hoje?
  • A menor entrada de usuário concebível  - qual é a ação mínima que os clientes podem realizar para alcançar esse resultado no futuro? Veja meu ensaio Descrições de produto de uma frase .
  • Áreas críticas para desenvolver na empresa  - como você pode sugerir o que você precisa para alcançar como um negócio sem entrar em muitos detalhes?
  • Segmento atual de clientes de nicho  - em quais clientes você se concentra hoje?
  • Grandes segmentos de clientes em potencial  - quais clientes você segmentará no futuro? Você pode quantificá-los?
  • Injustiça do status quo  - o que há de errado com a situação atual que sua visão mostra…e pode melhorar?

Por que as visões importam

É emocionante ter um vislumbre do futuro. Tendências e momentos decisivos dão à sua visão uma base sólida na realidade de hoje. Além disso, pesquisar tendências é um ótimo exercício para ajudá-lo a enxergar o panorama geral e definir a direção que sua empresa tomará.

Compartilhe sua visão com investidores, sua equipe, possíveis clientes e outras partes interessadas para ajudá-los a ficar tão animados com o futuro quanto você. Garanta que o sucesso de sua empresa se torne tão óbvio para os outros quanto para você.


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