X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Compras governamentais incentivam pequenos negócios


Brasília – Os prefeitos podem estimular o empreendedorismo com ações específicas locais, como a redução de tributos e o acesso dos pequenos negócios às compras governamentais. Essa foi a avaliação dos participantes do painel A Gestão Pública Aliada do Empreendedorismo, que ocorreu dentro da programação do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, nesta quarta-feira (28), em Brasília. 

O deputado federal Pedro Eugênio destacou que, no capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), está assegurada a participação dos pequenos negócios nas compras municipais. A legislação estabelece, por exemplo, prioridade das pequenas empresas nas compras de até R$ 80 mil.

“O acesso às compras governamentais talvez seja, hoje, o instrumento mais importante de desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. Ao garantir a participação das empresas locais, os prefeitos estão contribuindo para a geração de empregos nas suas cidades”, disse o parlamentar que assumiu, na terça-feira (27), a presidência da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa.

De acordo com o deputado, os prefeitos também podem contribuir com a articulação de medidas nacionais, que tenham impacto local de incentivo ao segmento. Entre os ajustes prioritários, Pedro Eugênio relacionou a inclusão de novas categorias econômicas no Simples Nacional, principalmente do setor de serviços e profissionais liberais, e o fim da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) por meio da substituição tributária para as micro e pequenas empresas. “A prefeitura precisa ter instrumentos para apoiar os pequenos negócios de forma adequada”, explicou.

Governador do Paraná por três vezes, o Senador Roberto Requião citou como exemplo as medidas de estímulo aos pequenos negócios durante sua gestão. Entre elas, a isenção de ICMS para microempresas e a redução do imposto para as pequenas e médias atividades econômicas. As ações, explicou, foram integradas a outras iniciativas, como apoio à agricultura. “De 2003 a 2009, o Paraná cresceu 55,7%, enquanto que, nesse período, o crescimento do Brasil foi de 27%, o de São Paulo 34% e o de Minas 32%”, afirmou. Porém, Requião defende que essas medidas precisam ter o suporte de ações nacionais, como a reforma tributária.

Para o diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente e Inclusão Produtiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Guilherme Lacerda, a atuação do governo pode romper com a dependência das políticas sociais compensatórias. Ele explica que medidas como qualificação dos gestores públicos, atuação proativa, desenvolvimento de parcerias e estímulo à criação de atividades produtivas locais, ajudam a gerar emprego e renda.

Prefeito Empreendedor

O painel desta quarta-feira teve como moderador o prefeito de São José dos Campos (SP), Eduardo Koury, vencedor por duas vezes do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação incentiva o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot