X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Conhecimento da biodiversidade para combater a fome


Brasília – A Segurança Alimentar e demandas por alimentos foram temas do segundo painel do Espaço Mundo Rural, no Fórum Sebrae de Conhecimento, nesta quinta-feira (17), em Brasília.

Lucia Kiyoko Yuyama, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), falou sobre Soluções Inovadoras na Produção de Alimentos, em especial, peixes e frutas, como o tucumã que tem alta concentração de betacaroteno, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. “Segurança alimentar é um direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficientes. Mas é importante trabalhar a qualidade, e não a quantidade, com práticas alimentares que respeitem a diversidade cultural”, destacou.

A pesquisadora informa que o INPA valida o conhecimento da biodiversidade da Amazônia para o melhoramento de espécies, agregando valor para o agricultor. Mas, fez um alerta: hoje o INPA tem 243 pesquisadores, a maioria com idade média de 50 anos. Por isso, é necessário capacitar e fixar recursos humanos na Amazônia, que tem 16 milhões de brasileiros, 200 povos indígenas, centenas de quilombos e comunidades ribeirinhas.

Helder Muteia, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), foi outro palestrante do Painel. Segundo ele, 925 milhões passam fome no mundo, sendo 90% na África. Na America Latina já são 53 milhões. Muteia citou algumas ações que podem ajudar a combater a fome: o apoio à agricultura familiar e acesso a terra, água, mercado, tecnologia e crédito. “A mãe da fome é a pobreza. Enquanto não eliminar as desigualdades sociais vamos ter a pobreza. Precisamos de uma liderança forte e o G-20 tem um papel fundamental”, ressaltou o representante da FAO.

A última palestra foi do agrônomo Renato Cesar Seraphim, da empresa Syngenta de tecnologia agrícola. Para ele, os desafios da agricultura serão resolvidos por dois caminhos: aumentar a área plantada e a tecnologia. “Nossa empresa estuda o plantio da cana e da mandioca com semente, agregando valor ao produtor. Através da tecnologia vamos transformar agricultores da linha de subsistência em agricultores familiares”.

Segundo o agrônomo, quanto maior a produtividade, mais riqueza e mais pessoas serão alimentadas. “A tecnologia em agricultura tem que ser com proteção de cultivo e sementes, de forma sustentável. E o Brasil tem grande chance de liderar esse movimento. Da área disponível para a agricultura no mundo, 40% está na América Latina, sendo 90% no Brasil, que tem 71 milhões de hectares disponíveis para agricultura, sem contar a área de pastagem”, explica.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot