X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cooperativa da Paraíba é tricampeã no TOP 100


Brasília – A Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão do Estado da Paraíba (CoopNatural) é uma das unidades produtivas do país que venceram as três edições do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A primeira, em 2006; a segunda, em 2009; e a terceira, em 2012.

A seleção leva em conta 11 critérios, que abordam do grau de inovação dos produtos à eficiência produtiva, gestão estratégica e adequação cultural e ambiental. Para a presidente da CoopNatural, Maysa Gadelha, a iniciativa contribui para ampliar a credibilidade da produção artesanal do país. “Acredito nesse modelo de premiação como forma de incentivo e fortalecimento do setor”, diz.

Dona da marca Natural Fashion, a CoopNatural produz de confecções a objetos de decoração, usando tecido feito com algodão que já nasce colorido e tendo por base a produção orgânica. O trabalho começou em 2000 quando, para enfrentar uma crise na indústria do vestuário, dez microindústrias de Campina Grande (PB) decidiram se unir e apostar nesse tipo de algodão, aproveitando pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Formaram o Consórcio de Exportação Natural Fashion, com representações na Europa e Estados Unidos. Em 2003, o grupo criou a CoopNatural. Hoje, segundo Maysa, a entidade tem produtos em lojas de todas as regiões do país e estuda diversos pedidos de franquia. Ao todo, gera renda para cerca de 850 pessoas – 23 cooperados, dez empregados, 88 famílias da agricultura familiar fornecedoras de algodão, 23 grupos de artesãos e diversos trabalhadores terceirizados na área de fiação e tecelagem.

Para chegar aos atuais resultados foi preciso um forte trabalho de sensibilização de integrantes envolvidos na cadeia, principalmente os agricultores, sobre as vantagens de investir no algodão naturalmente colorido e na produção orgânica. “Levamos dois anos nesse trabalho”, orgulha-se Maysa. Essa cadeia envolve o plantio do algodão, o descaroçamento do produto, fiação e tecelagem, desenvolvimento da coleção a ser produzida e fabricação das peças – que, normalmente, levam aplicações de detalhes do artesanato regional como crochê, bordados, rendas e fuxico.

A comercialização dos produtos é feita por meio da CoopNatural, de onde saem com a marca Natural Fashion e com selos que atestam tratar-se de produto orgânico e ecossocial. Os produtos da Natural Fashion também receberão o selo de Indicação Geográfica (IG), comprovando que são genuínos e têm características próprias da região onde são fabricados. O selo foi concedido em julho deste ano pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O trabalho das microindústrias de Campina Grande, do seu início até as ações para a concessão do selo IG pelo INPI, teve o apoio de parceiros como o Sebrae. A CoopNatural integra o Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão Naturalmente Colorido, apoiado pela instituição, que visa ampliar a competitividade especialmente dos micro e pequenos negócios do setor. O APL é um conjunto de empresas do mesmo ramo de atividade que se articulam e cooperam entre si e com atores externos.

 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot