X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Cooperativismo avança no Cariri como meio de crescimento


Fortaleza – O escritório regional do Sebrae no Cariri e a Universidade Federal do Ceará estão desenvolvendo – em parceria com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) – um trabalho de incubação de cooperativas, com o objetivo de criar unidades sustentáveis e ambientalmente desenvolvidas no Sul do estado.

Nessa fase inicial do projeto, trabalha-se a conscientização sobre a importância da atuação conjunta e os benefícios do trabalho unificado. Palestras sobre cooperativismo, realizadas pelo Sescoop e pelos técnicos do Sebrae no Ceará, tem reunido apicultores e produtores da Cooperativa dos Apicultores do Cariri (COOAPIS) e Cooperativa Industrial dos Pequenos Produtores do Sítio Ponta da Serra (CAIPEMA).

A Associação Engenho do Lixo de Juazeiro do Norte está lutando desde o ano passado para se transformar em cooperativa. A entidade recolhe de 40 a 50 toneladas de materiais recicláveis por mês. Funciona legalmente há quatro anos, mas há 12 reúne famílias inteiras que, sem emprego, encontraram no trabalho de reciclagem a sua fonte de renda. A transição de associação para cooperativa deve mudar a vida dos recicladores associados. É o que prevê o responsável pelo projeto, professor Geovani de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará. Como cooperativa, a Engenho do Lixo vai poder emitir nota fiscal do material coletado na rua e das empresas que fazem doações o que, além de dar respaldo legal ao trabalho dos recicladores, vai garantir um  preço melhor para os resíduos coletados.

Os associados foram conscientizados pelo Sebrae sobre a importância de uma cooperativa sustentável e conheceram as ferramentas disponibilizadas pela instituição com foco em gestão, ações tecnológicas e competitividade. Segundo o Professor Geovani, “a Universidade Federal do Ceará no Campus Cariri, junto com o Sebrae e demais parceiros, pretende assumir o desafio da criação de cooperativas sustentáveis na região”. Além de Juazeiro do Norte, o projeto deve beneficiar associações de catadores de lixo no Crato, Nova Olinda e Caririaçu.

“É melhor para a gente, porque o cooperado vai ter mais força, mais visibilidade na sociedade e conseguir um precinho melhor pelos resíduos que coletar”, explica Alvino. Outras unidades também já procuraram o Sebrae buscando informações sobre a incubadora, como produtores da agricultura familiar em Juazeiro do Norte e também a Cooperativa de Catadores de Resíduos da cidade.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot