X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Criação de abelhas gera renda em região mineira


 Belo Horizonte – Em Itueta (MG), no Vale do Rio Doce, a 450 km de Belo Horizonte, vive Suely Almeida dos Santos Pieper, de 39 anos, mãe de dois filhos. Ela poderá trabalhar um dia por semana sem sair de casa e contar com uma renda de R$ 1 mil a mais por mês, sem abandonar suas atividades. Administrará o próprio negócio, além de receber gratuitamente todo o equipamento necessário à produção, mais assistência técnica, cursos e consultoria especializada.

O desenvolvimento da iniciativa cabe à organização não governamental (ONG) Rede Vidas, de Itueta, em parceria com várias entidades e apoio financeiro da Petrobras, do Banco do Brasil e do Sebrae em Minas Gerais. Os apoiadores destinaram recursos para montagem de duas salas de produção de mel em cada cidade, compra de equipamentos, cursos e assistência técnica. O Sebrae também ajuda a impulsionar a atividade, dando orientações de mercado para o escoamento do mel produzido.

O projeto vai estimular a apicultura regional. Há bons motivos para a sua escolha: no Krenac, um território indígena, as abelhas são abundantes. Hélio da Silva, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), diz que a região é muito rica em essências florestais de néctar e pólen para as abelhas, além de possuir áreas reflorestadas com eucalipto.

Preservação

O mel da região tem grande diferencial: é orgânico. Cada um dos nove municípios participantes do projeto está com 50 colmeias. Elas foram divididas entre dois grupos. Quando cada um deles chegar a 100 colmeias, contando com uma boa florada para produzir mel e própolis, a renda bruta mensal chegará a R$ 5 mil e será dividida entre as cinco famílias que o compõem. O projeto beneficia um total de 90 famílias, com 2.250 jovens e mulheres atendidos.

Em contrapartida ao apoio recebido, os produtores têm de proteger as nascentes das suas propriedades. Materiais para cercar as áreas foram doados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os técnicos já fazem o georreferenciamento para a recuperação adequada de cada propriedade e o projeto técnico.

Serviço

Assessoria de Imprensa do Sebrae em Minas Gerais

(31) 3379-9275 / 9276

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot