X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Curso ensina como iniciar uma Piscicultura Comercial


 Cuiabá – A piscicultura é uma atividade econômica em franco crescimento no estado de Mato Grosso, mas para que seja viável e lucrativa precisa ser desenvolvida de forma correta e eficiente. Com o objetivo de capacitar futuros empreendedores do setor, o Sebrae no estado e a Associação Mato-grossense de Aquicultura (Aquamat) promovem juntos mais uma edição do curso Como Iniciar uma Piscicultura Comercial. A primeira turma de 2013, com 20 participantes, terá aulas teóricas de 5 a 8 de março, além da prática no dia 9, na Piscicultura Du Bira, em Poconé.

A programação inclui aspectos sobre legislação, escolha das áreas, dimensões dos tanques, qualidade da água, escolha das espécies, manejo e comercialização. “O curso abarca todo o sistema de produção e, ao final, cada participante recebe um CD com planilhas de custos de produção, além do certificado”, explica Valéria Louise da Silva Pires, gestora do projeto de piscicultura no Sebrae em Mato Grosso. Neste ano, serão montadas ao menos mais três turmas em Cuiabá e outras no interior, com 20 participantes cada.

A partir de abril, terá início o curso Gestão e Manejo na Piscicultura, voltado para empresários que já estão na atividade há algum tempo e que querem ampliar o negócio ou torná-lo mais produtivo, eficiente e competitivo. Trata-se de uma metodologia sistematizada, que trabalha todo o processo de produção até a colocação do produto no mercado. O trabalho foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Fernando Kubitza , diretor da Acqua Imagem, empresa que atua há 13 anos em projetos, consultoria, assessoria e treinamento da cadeia de piscicultura.

Ricardo Willian Santiago, líder da Unidade de Agronegócios do Sebrae em Mato Grosso, destaca que a metodologia surgiu a partir da observação de dois pontos: a escassez de material com informações sobre a atividade de piscicultura do começo ao fim, com todas as etapas, da implantação à comercialização; e o crescimento da produção e de consumo de pescado.

Segundo Censo Aquícola de 2010, elaborado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura, Mato Grosso passou de uma produção anual de 15 mil toneladas de pescado para 36 mil toneladas. O estado ocupa o primeiro lugar no ranking nacional como maior produtor de peixe nativo e quinto lugar na produção de peixe de água doce. Existem no estado cerca de 950 piscicultores e quatro mil pessoas dependendo da produção para sobreviver, e mais de cem integram a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat).

Serviço:
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso 0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae –MT
(065) 3648-1261 e 1262
www.sebrae.com.brwww.mt.agenciasebrae.com.bryoutube.com
Rita Comini – (065) 9932-1890

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot