X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Curso ensina informática no Paraná


Curitiba – Computador e internet são ferramentas elementares para a gestão de qualquer empreendimento. Muitos empresários, porém, ainda sofrem sem conhecimento para lidar com a tecnologia. Para gestores de micro e pequenas agroindústrias familiares do noroeste do Paraná, tais dificuldades estão próximas do fim. Eles terão a oportunidade de aprender, gratuitamente, o bê-á-bá da informática.

A capacitação Informática básica para a agroindústria familiar será realizada em Maringá (PR), nos dias 2 e 3 de abril, e terá 30 vagas. De acordo com o consultor do Sebrae no Paraná, Joversi Luiz de Rezende, trata-se do primeiro passo para a inserção das agroindústrias nas exigências do mercado. “A informática e a internet agilizam e facilitam diversos procedimentos de gestão e de relacionamento com os clientes. Por isso, esse conhecimento é essencial para tornar o segmento mais competitivo”, destaca.

Freud Oliveira, coordenador do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), afirma que a informática e a rede mundial de computadores são aliadas poderosas dos empreendedores. “O fato de as agroindústrias estarem sediadas na zona rural não é mais pretexto para se manterem excluídas do processo de modernização tecnológica”, acrescenta.

Oliveira explica que a capacitação ensinará desde como ligar e comprar um computador até como navegar na internet. “Também será ensinado como utilizar diversos programas básicos para que os produtores saibam operar a máquina e usufruir dessa tecnologia em suas atividades”, enfatiza.

O presidente da Associação Regional da Agroindústria (Area), Marcelo Braga, atua há 13 anos na produção de doce de leite e participará da capacitação. Ele conta que pretende aprender a utilizar o correio eletrônico, fazer pesquisas na internet, elaborar planilhas de cálculo, tabelas de preço e controle de estoque. “A capacitação trará um grande avanço para as agroindústrias, principalmente por ser específica para o segmento. Eu, por exemplo, atendo supermercados que pedem o envio de informações de preços e produtos por email, um canal mais rápido e objetivo. Então, para atender os clientes da atualidade é preciso saber utilizar a ferramenta”, destaca Marcelo Braga.

A iniciativa é do Sebrae no Paraná e do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação Regional da Agroindústria (AREA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

 

Serviço

Inscrições:

Cesumar
Avenida Guedner, 1.610
(44) 3027-6360, ramal 181.

Sebrae no Paraná (Maringá)
Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116
(44) 3220-3474

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 – [email protected]
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot