X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Debate destaca formas colaborativas de criar negócios


Olinda – A colaboração no mundo virtual contribui para o surgimento de ideias rentáveis e inovadoras. O assunto ganhou destaque na Campus Party Recife, na noite dessa sexta-feira (27), no debate O Poder da Cocriação na Geração de Valor para os Negócios. O Sebrae é o responsável pela programação de empreendedorismo do evento, que segue até a próxima segunda-feira (30).

Ana Maria Coelho, gerente de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae, atuou como moderadora do debate e destacou o papel da interatividade no atual cenário de empreendedorismo. Na ocasião, a gerente lançou os Termos de Referência para Atuação na Economia Criativa e na Economia Digital. Os documentos funcionarão como balizadores das ações da instituição no apoio ao empreendedorismo nesses segmentos. Ela contou que os documentos foram construídos de maneira colaborativa a partir de uma plataforma na rede social Facebook.

O tema coworking, trabalho realizado de forma participativa, foi um dos assuntos abordados. Walker Massa, da Nós Coworking, de Porto Alegre, apresentou sua rede, voltada a este sistema. “A Nós permite que qualquer empreendedor conheça e troque ideias com outros, algo extremamente importante para se criar um negócio”, disse.

Cadu de Castro Alves, da Bees Office e da Geeks on Beer, do Rio de Janeiro, também ressaltou o papel do coworking. Para ele, nem sempre a parte financeira é o ponto mais importante para se desenvolver um projeto. “Às vezes uma pessoa tem uma ideia e se junta a outra. Aí criam uma startup e conseguem ir adiante no projeto com pouco investimento, usando basicamente o capital intelectual”, afirmou Cadu.

Murilo Farah falou sobre crowdfunding, estratégia para financiar ideias por meio da mobilização de pessoas pela web. Ele é um dos fundadores da Benfeitoria, plataforma gratuita usada com esta finalidade. “O crowdfunding nada mais é que a velha ‘vaquinha’, aquela que se faz para organizar uma festa de formatura, mas numa nova escala, em uma relação em que as pessoas juntam energia para colocarem coisas maravilhosas em prática”, afirmou.

Fundador do StartupBase, principal portal com cadastro de startups, Maurílio Alberone, salientou o valor da criatividade coletiva. “Hoje existem profissionais trabalhando juntos em diversos lugares do mundo: no Nordeste, na Coreia, no Alaska, por meio da internet, com a criacao de negócios lucrativos e sustentáveis”, disse Maurílio.

No debate, Bob Wolheim, da Sixpix Content, tratou de inovação aberta, que, segundo ele, acontece dentro e fora das empresas. Ele apontou a existência de duas correntes com força no mercado atual. Uma delas é formada pelos grandes empreendimento, voltado ao modelo de rivalidade e sem cooperação. A outra corrente, segundo Bob, são as novas empresas, nascidas a partir das rupturas da internet, como as startups e os modelos colaborativos para criação de negócios.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot