X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Decodificando o DNA do empreendedor de sucesso

dna spiral

Descubra o código DNA do empreendedor e do empreendedorismo. Leia aqui artigo sobre pesquisa da Ernst & Young.


Uma pesquisa publicada pela Ernst & Young com 685 empreendedores vencedores do prêmio Empreendedor do Ano em mais de 30 países procurou entender quem são e como pensam essas pessoas.

Trata-se de mais uma tentativa de decifrar o DNA do empreendedor de sucesso. As conclusões, que resumo a seguir, trazem informações interessantes e que podem servir de referência aos que estão engajados ou pensam em empreender o próprio negócio.

Os líderes não nascem prontos

Embora o mito do empreendedor nato ainda persista quando se discute o perfil do empreendedor de sucesso, o estudo mostra que a maioria dos bem-sucedidos adquiriu substancial experiência ao longo da carreira como executivos e isso os ajudou a se preparar para o desafio de empreender.

Mesmo aqueles que começaram cedo, recém-saídos da faculdade ou colégio, aprenderam com a experiência as habilidades necessárias para levá-los ao sucesso.

A decisão de se tornar empreendedor é definitiva

É raro encontrar nos bem-sucedidos uma iniciativa única, ou seja, a criação ou o envolvimento em uma única empresa. O ato de empreender permeia praticamente todas as fases da vida daquele que decide criar o negócio próprio e muitos dos empreendedores criam pelo menos duas empresas.

Investimento, pessoas e know-how são as principais barreiras

Cerca de 60% dos empreendedores participantes do estudo indicaram a falta de recursos como a maior restrição para se empreender. Encontrar pessoas certas e com o conhecimento para criar o diferencial competitivo da empresa também foram citadas como duas dificuldades relevantes.

O desenvolvimento de uma rede de contatos eficaz é o caminho citado pelos empreendedores para transpor tais barreiras.

Os empreendedores compartilham características semelhantes

Os empreendedores bem-sucedidos podem ser oriundos de países, regiões e culturas diferentes, mas possuem traços parecidos quando se analisa o seu comportamento.

Muitos possuem forte senso de autocontrole e acreditam que os resultados são obtidos através do esforço empreendido e pelas condições de contorno do ambiente social e corporativo, mas não apenas por razões aleatórias.

Outro traço comum é a identificação de oportunidades aonde a maioria dos não empreendedores vê problemas. Assumir riscos e tolerar falhas também fazem parte das características comuns entre os vencedores.

Os achados da pesquisa podem não trazer informações novas sobre a definição do perfil do empreendedor de sucesso, mas ajudam a entender melhor como pensam e agem essas pessoas que fazem acontecer. Os resultados detalhados da pesquisa podem ser obtidos aqui.

José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller “Empreendedorismo, transformando ideias em negócios”.

Matéria original aqui.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot