X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Decodificando o DNA do empreendedor de sucesso

dna spiral

Descubra o código DNA do empreendedor e do empreendedorismo. Leia aqui artigo sobre pesquisa da Ernst & Young.


Uma pesquisa publicada pela Ernst & Young com 685 empreendedores vencedores do prêmio Empreendedor do Ano em mais de 30 países procurou entender quem são e como pensam essas pessoas.

Trata-se de mais uma tentativa de decifrar o DNA do empreendedor de sucesso. As conclusões, que resumo a seguir, trazem informações interessantes e que podem servir de referência aos que estão engajados ou pensam em empreender o próprio negócio.

Os líderes não nascem prontos

Embora o mito do empreendedor nato ainda persista quando se discute o perfil do empreendedor de sucesso, o estudo mostra que a maioria dos bem-sucedidos adquiriu substancial experiência ao longo da carreira como executivos e isso os ajudou a se preparar para o desafio de empreender.

Mesmo aqueles que começaram cedo, recém-saídos da faculdade ou colégio, aprenderam com a experiência as habilidades necessárias para levá-los ao sucesso.

A decisão de se tornar empreendedor é definitiva

É raro encontrar nos bem-sucedidos uma iniciativa única, ou seja, a criação ou o envolvimento em uma única empresa. O ato de empreender permeia praticamente todas as fases da vida daquele que decide criar o negócio próprio e muitos dos empreendedores criam pelo menos duas empresas.

Investimento, pessoas e know-how são as principais barreiras

Cerca de 60% dos empreendedores participantes do estudo indicaram a falta de recursos como a maior restrição para se empreender. Encontrar pessoas certas e com o conhecimento para criar o diferencial competitivo da empresa também foram citadas como duas dificuldades relevantes.

O desenvolvimento de uma rede de contatos eficaz é o caminho citado pelos empreendedores para transpor tais barreiras.

Os empreendedores compartilham características semelhantes

Os empreendedores bem-sucedidos podem ser oriundos de países, regiões e culturas diferentes, mas possuem traços parecidos quando se analisa o seu comportamento.

Muitos possuem forte senso de autocontrole e acreditam que os resultados são obtidos através do esforço empreendido e pelas condições de contorno do ambiente social e corporativo, mas não apenas por razões aleatórias.

Outro traço comum é a identificação de oportunidades aonde a maioria dos não empreendedores vê problemas. Assumir riscos e tolerar falhas também fazem parte das características comuns entre os vencedores.

Os achados da pesquisa podem não trazer informações novas sobre a definição do perfil do empreendedor de sucesso, mas ajudam a entender melhor como pensam e agem essas pessoas que fazem acontecer. Os resultados detalhados da pesquisa podem ser obtidos aqui.

José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller “Empreendedorismo, transformando ideias em negócios”.

Matéria original aqui.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo