X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Desburocratização ajuda pequenos negócios a gerar emprego


Brasília – A desburocratização do processo de formalização de empresários e empreendedores individuais (EI) é necessária para ampliar a geração de emprego e renda nos municípios. Essa foi a principal conclusão dos debatedores da mesa de discussão As Regras de Uso e Ocupação do Solo e os Pequenos Negócios, realizada nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF). A atividade foi parte da programação do I Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Participaram do debate a prefeita de Betim (MG) e vice-presidente para Assuntos da Educação, Maria do Carmo Lara; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo (SP), Carlos Leone Cunha; o presidente da Federação das Associações de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Espírito Santo (Femicro), Pedro Rico; e o representante do Sindicato da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (Simpi), Rogério Grof.

Pedro Rico salientou que desburocratizar os processos de formalização de empresas é o grande desafio do governo. Ele lembrou que 72% dos empregos no Espírito Santo são gerados nas micro e pequenas empresas (MPE), demonstrando a importância desses segmentos na economia do estado.

Como exemplo de desburocratização, Rogério Grof citou o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), que unificou o processo de licenciamento de atividade comercial junto aos órgãos estaduais e os municípios integrados. Para as solicitações classificadas como de baixo risco, basta apenas entregar declarações assinadas digitalmente para a obtenção do Certificado de Licenciamento Integrado.

Grof lembrou que São Paulo tem dez milhões de negócios informais, o que causa desequilíbrio na economia. Rogério Grof também alertou para a importância de os municípios contarem com um plano diretor para ordenar a ocupação do solo. Já a prefeita Maria do Carmo explicou que, em de Betim, a administração adota mecanismos de incentivo à regularização do EI, como a isenção de IPTU.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot