X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Dispositivo promete mais segurança a usuário de smartphone


Belo Horizonte – Uma parceria entre a Invit Negócios Inovadores e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai desenvolver aplicativo instalado em smartphones conectados à internet. A iniciativa promete revolucionar a maneira como se lida com a prevenção e alerta em casos de violência. O aplicativo é o Agentto, que deve chegar ao mercado ainda este ano.

O programa é resultado de pequisas em tecnologia de smartphones para melhoria da qualidade de vida. “Nosso questionamento era: se esse aparelho pode interagir e conectar pessoas pela internet móvel, por que não contribuiria para a segurança delas?”, diz Sérgio Paim, diretor-executivo da Invit.

Com o Agentto, qualquer pessoa avisará, de maneira rápida e discreta, seus familiares e amigos sobre algum perigo. “Por meio de movimentos simples no aparelho celular, a vítima avisará a sua rede de confiança que passa por algum problema ou que presenciou um incidente. Há vários níveis de alerta”, explica Paim. Dentre eles, o “Pânico Silencioso”. O destinatário da mensagem visualizará, em um mapa, a posição de quem está em perigo. Ela é enviada apenas à rede de contatos da vítima, sem que o agressor saiba que as funções foram ativadas.

Outro sinal de alerta é o “Pedido de Socorro”. O usuário emite o pedido e sua rede, informada acerca do problema enfrentado, verá a posição num mapa, podendo receber fotos, áudios e vídeos enviados por quem pediu ajuda. “A partir daí, a rede informa às autoridades o ocorrido. Mas há outra possibilidade: o alerta dos usuários pode ser conectado a uma rede de segurança privada”, afirma Paim.

Uso gratuito

O uso do aplicativo ainda leva em conta questões éticas, para evitar fraudes ou envio de informações equivocadas. “O Agentto permite bloqueio e expulsão do usuário que fizer brincadeiras de mau gosto com situações sérias de denúncias de outras pessoas”, diz o diretor da Invit.

Lançado em setembro do ano passado, com a maior subvenção já concedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de aproximadamente R$ 10 milhões, o Agentto é, a exemplo do Facebook e Twitter, uma plataforma.

Isso permite que o usuário adapte o programa às suas necessidades e que outras empresas construam aplicações interativas. Significa também que o produto deve ser distribuído gratuitamente. Mesmo assim, parecem ser boas as chances de a Invit auferir lucros significativos com o Agentto. Por ser uma plataforma, o aplicativo pode inserir publicidade e serviços profissionais. O Agentto será testado por um grupo de usuários pelos próximos seis meses. Logo após, será oferecido gratuitamente a todos os proprietários de smartphones.

Apoio

Em Minas Gerais, o Sebrae encabeça um polo de excelência em soluções empresariais móveis em Uberlândia. Lá, 40 empresas de software, serviços e consultorias, incluindo a Invit, somam inovações e especialidades para fortalecer a produção de ferramentas ligadas à mobilidade. Além da capacitação e busca por parcerias com fornecedores, o Polo Mobilidade Empresarial dá às empresas oportunidade de terem acesso às novas tendências tecnológicas do mercado.

A primeira etapa do Polo Mobilidade Empresarial foi realizada no ano passado e teve por objetivo criar o conceito, ferramentas, projeção do futuro e a capacidade de a empresa saber onde quer desenvolver e concluir projetos. Atualmente, o foco está na capacitação de funcionários.

Mais informações aqui

Serviço

Assessoria de Imprensa do Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275 / 9276

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot