X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Doces e geleias do sertão baiano ganham destaque nacional


Salvador – Pela primeira vez, os integrantes da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), no norte da Bahia, terão seus produtos expostos em uma grande rede de supermercados do Brasil. Ainda neste mês, geleias de umbu e maracujá da caatinga serão vendidas em lojas do Grupo Pão de Açúcar, em cinco estados do sul e sudeste.

O primeiro lote está pronto: são 400 caixas com 12 unidades cada uma. A venda foi intermediada pelo Talentos do Brasil, que apoia o fortalecimento do processo de gestão, promoção e comercialização de grupos de agricultores familiares. O programa foi desenvolvido pelo Sebrae na Bahia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com  apoio de parceiros.

A colheita de umbu no norte baiano começou em outubro e está quase no fim. Nesta safra, por causa da falta de chuva, o fruto está menor, o que não deve comprometer a fabricação de doces, polpas, sucos e geleias. Apenas o doce em compota, que é feito com a fruta inteira, terá a produção reduzida.

Cerca de 80% da colheita já foram processados. A maioria dos produtos vai para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e para escolas de 11 municípios, que cumprem a determinação legal de adquirir da agricultura familiar pelo menos 30% da merenda escolar.

O contrato com o Grupo Pão de Açúcar não é a única novidade para o grupo neste ano. “Em breve,  teremos acesso a outra boa oportunidade: a Rede Brasil Rural. Um ambiente virtual de venda de produtos da agricultura familiar, que será operado pelos Correios”, conta o presidente da Coopercuc, Adilson Santos.

Pelo quarto ano consecutivo, a Coopercuc organizou o Festival do Umbu, em Uauá, cidade-sede da instituição. O evento foi uma forma de dar visibilidade à produção do sertão e à iniciativa dos agricultores familiares. Este ano, cerca de seis mil pessoas participaram do festival, em fevereiro. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, esteve no evento e ressaltou a importância das políticas públicas para o semiárido brasileiro.

Programação

Palestras, oficinas, degustação de produtos, concursos culturais e shows formaram a programação do festival, que teve expressiva participação dos agricultores. Este ano, eles discutiram a importância do trabalho em grupo, já que 2012 é o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU.

O Sebrae também apoiou a realização do evento. “É uma celebração da agricultura familiar, que se mostra viável através do trabalho cooperativista”, afirma a coordenadora regional, Jussara Oliveira.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot