X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Edital seleciona gestores de Arranjos Produtivos Locais


 Maceió – A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) lança, nesta segunda-feira (23), edital de seleção de gestores para Arranjos Produtivos Locais (APL). As empresas terão até 9 de maio para entregar as propostas à Desenvolve. O resultado será divulgado em 45 dias. O edital ficará disponível para consulta nos sites da Seplande e da Desenvolve.

A chamada pública é uma das ações previstas no convênio para execução do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) no estado. O acordo, no valor de R$ 12 milhões, foi firmado pela Secretaria do Planejamento e de Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Desenvolve e o Sebrae em Alagoas. O convênio terá quatro anos de duração.

O Arranjo Produtivo Local tem o objetivo de fomentar o crescimento econômico de micro e pequenas empresas e produtores autônomos concentrados em municípios ou microrregiões do estado. “Nosso objetivo é fornecer técnicas de gerenciamento, recursos e capacitações aos produtores, beneficiando o maior número possível de famílias”, explica o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.

Recentemente reformulado, o PAPL conta com 18 arranjos, dos quais 12 já estão em funcionamento. Outros seis novos arranjos ainda estão em fase de conclusão: APL Rizicultura no Baixo São Francisco, APL de Móveis na Região Metropolitana, APL Apicultura Litoral e Lagoas, APL de Saúde, APL Cerâmica e APL Mineração, ainda sem locais definidos de atuação.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, serão qualificadas para a seleção as empresas que atenderem aos nove critérios do edital. “As concorrentes serão avaliadas desde o seu foco e atuação no mercado de micro e pequenos negócios, até a apresentação de um plano de incremento de renda para os beneficiários do programa”, diz.

Durante o período de seleção as empresas deverão apresentar um plano de trabalho específico para a área de atuação. “O plano de trabalho a ser apresentado como critério para seleção de empresas deverá ser submetido à Desenvolve e adaptado às necessidades e especificidades de cada arranjo selecionado”, enfatiza Fábio Leão.

Elo

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ressalta a importância do papel do gestor para o desenvolvimento do programa. “O PAPL cresceu e se reestruturou, agora estamos trabalhando para o desenvolvimento de Alagoas, incentivando as potencialidades locais. O desempenho do gestor nesse sentido é fundamental, porque ele atua como um elo entre os empresários e o poder público. É por meio da sua articulação que os trabalhos podem ser realizados”, explica.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009.1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo