X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Editora lança livro digital para crianças


Rio de Janeiro – O livro digital e interativo A Borboleta e o Caçador é o primeiro produto da editora carioca Biancovilli. O empreendimento começou com o registro de microempreendedora individual (MEI) de uma das donas da empresa, Andrea Biancovilli, em fevereiro deste ano. Cinco meses depois, o negócio subiu de patamar.

Com a irmã gêmea Natália, ela foi orientada pelo Sebrae no Rio de Janeiro a estruturar a empresa e abrir espaço no mercado internacional, incluindo vendas para a Apple Store, Amazon e o Google Play. A editora já tem também um contrato fechado com uma distribuidora americana.

Para Natália, a trajetória até pode parecer um conto de fadas, mas sem os passos certos, a ideia poderia ser apenas um sonho bonito e inviável. Ela conta que a primeira coisa que ouviram no atendimento do Sebrae foi que precisavam elaborar um Plano de Negócio para visualizar as metas e conseguir um investidor. “Imagine, não tínhamos um tostão e já estávamos ouvindo falar de captação? Nossa, isso representou um voto de confiança muito grande para começar o próprio negócio aos 35 anos”, resume.

No site da instituição, as gêmeas encontraram as ferramentas de que precisavam. Durante três meses, cumpriram outras duas etapas importantes: pesquisaram o mercado e se formalizaram. “Optamos pelo MEI porque é fácil pagar R$ 32,10 por mês”. Em seguida, passaram um e-mail para família e amigos pedindo contribuição para levantar os recursos necessários para desenvolver os aplicativos.

Mas o primeiro investimento veio de Tatiana Machado Costa, amiga e cliente de shiatsu na época em que Natália exercia a atividade de massagista. “A proposta era concreta, com metas e prazos bem definidos. Acho que isso pesou na decisão de aplicar R$ 50 mil porque ela é uma mulher de negócios e entende disso. Tatiana ainda quis entrar na sociedade porque sempre sonhou em ter uma editora. Conquistamos os recursos e uma sócia”, diverte-se Natália.

Inovação

Quando começaram a perceber o potencial do mercado internacional, as gêmeas decidiram deixar a categoria de MEI para ter acesso ao cartão de crédito internacional, instrumento indispensável para fechar negócios no exterior. Em agosto, com a mudança jurídica para microempresa, Tatiana foi incorporada legalmente como sócia.

No Brasil, o livro será lançado nesta sexta-feira (12) pela Saraiva Mega Store, em um formato mais simples, que permite folhear as 20 páginas e ter acesso às quatro músicas. A versão para tablet, com lançamento previsto para daqui a seis meses no mercado internacional, inclui recursos sofisticados como tocar em um casulo e presenciar o nascimento de uma borboleta, mudar as cores da paisagem, flores e árvores, ver uma cachoeira ou ouvir diferentes notas musicais ao tocar as estrelas.

“Juntas, já escrevemos mais de 20 livros, a maioria sobre bem-estar e autoajuda. Até publicamos um deles, mas o sistema de vendas é muito complicado. Agora, parte da negociação é direta e parte será pela distribuidora americana. Já temos conhecimento suficiente para isso. Estamos entrando em um mercado em expansão e com um potencial extraordinário. Como dizem no Sebrae, “acreditar transforma”. Isso aconteceu conosco e gostaríamos de agradecer publicamente à instituição pela consolidação da nossa trajetória. Entramos lá com um sonho solto e saímos com as ferramentas certas para estruturar o nosso sucesso”, reconhece Natália.

40 anos

A trajetória destas e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e fortalecem a economia do País”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do Sebrae na internet: www.onegocioeacreditar.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo