X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empreendimentos de tecnologia se associam para crescer


Brasília – Pequenas empresas se associam e aumentam a competitividade de seus produtos e serviços. Esse é o caso da Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), com sede em Londrina (PR). Modelos como esse serão apresentados durante 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, que o Sebrae realiza em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 19 e 20 de setembro.

A Cintec foi fundada em maio de 2010 por empresários integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI). A central, a primeira de TI do país, reúne 57 empreendimentos, de Londrina e outros municípios paranaenses e até de outros estados, como São Paulo.

“Nossos associados sentiam necessidade de fortalecer o poder de barganha junto a fornecedores”, conta Marli Beatriz Gaioski, secretária-executiva da Cintec. Segundo ela, o grupo formou uma central de compras para adquirir produtos e serviços a custo menor. A lista de itens adquiridos inclui softwares empresariais, tíquetes-refeição e planos de saúde para os funcionários.  

Marli informa ainda que a Cintec já realiza parceria com outras centrais de negócios, no próprio Paraná e em outros estados, como a Bahia. Ela aproveita para destacar o apoio dado pelo Sebrae a esse tipo de iniciativa. “O papel da instituição é bastante significativo e nos proporciona benefícios como consultorias e viagens em missões empresariais”, afirma.

Levantamento do Sebrae mostra que existem 58 centrais de negócios no Paraná – 19 delas são acompanhadas pela instituição. “Agir em rede não diz respeito apenas a comprar e vender. Significa a possibilidade de trabalhar de maneira mais estruturada para enfrentar a concorrência das grandes empresas e multinacionais”, assinala Marcos Uda, gestor de Soluções de Acesso a Mercados do Sebrae no Paraná.

Foz do Iguaçu

Na visão de Marcos, a atuação coletiva permite que os donos de micro e pequenas empresas (MEP) troquem experiências e definam melhor suas estratégias de crescimento. Segundo o gestor, o encontro promovido em Foz do Iguaçu, no hotel Golden Tulip Internacional, terá como um dos motes o estímulo à cooperação entre as centrais, assim como já é praticado pela Cintec.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107-9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Cintec – (43) 3323-0043

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo