X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresa carioca conquista parceiro internacional


 Rio de Janeiro – O ano começa com perspectivas promissoras para a metalúrgica Maemfe: a empresa fechou seu primeiro contrato com a norueguesa Rapp Bomek. A partir de janeiro, começam a ser fabricadas portas corta-fogo para a indústria naval e offshore, que serão vendidas também no mercado interno e em todos os países da América Latina.

“Os valores e riscos envolvidos nesta área são muito elevados e, por isso, as âncoras sempre dão preferência a empresas já consolidadas. Esta parceria é de ganha-ganha: a Rapp Bomeck vende produtos com conteúdo nacional e a Maemfe dá um salto importante porque passa a ser conhecida no mercado pela qualidade”, explica o engenheiro Jorge Dobao, que comanda a empresa carioca em sociedade com o irmão, Leopoldo Dobao Fernandez.

O Sebrae no Rio de Janeiro, reconhece o empresário, teve um papel fundamental no crescimento da empresa, há 26 anos no mercado. A Maemfe, que fica em Vigário Geral, bairro da zona norte do Rio, trabalha com prestação de serviços e produtos destinados aos segmentos de calderaria, usinagem, dobra e corte. A empresa fez parte do primeiro grupo de qualificação coordenado pelo Sebrae para a área de petróleo e gás, em 2003. Nesse período, a capacitação contínua se refletiu nos números da empresa: o faturamento aumentou 150% e o cadastro de clientes passou de 1.300 para 3.600 clientes.

Como fornecedora de bens e serviços da Petrobras, a empresa conquistou há quatro anos o selo ISO 9001, voltado para a qualidade, e está em processo para conseguir a ISO 14001, de meio ambiente. “Quando ouvi do Sebrae que a empresa deveria investir em certificação, a ideia me pareceu um pouco absurda, distante e inalcançável, mas confiamos na instituição e os resultados estão aí”, assinala Jorge Dobao.

O investimento nos funcionários também é resultado da busca pela excelência. Qualificação constante, plano de cargos, salários bem-definidos, capacitação interna, avaliação de desempenho e ouvidoria são algumas das práticas adotadas. Como exemplo da eficiência desse modelo, Jorge lembra que dois estagiários que entraram na empresa em 2004 passaram a integrar a diretoria neste ano. “Temos plena consciência de que cada funcionário representa o maior e melhor capital da empresa e, por isso, investimos na criação de um ambiente que estimule o crescimento pessoal e profissional”, resume Jorge.

Esta política foi reconhecida com a conquista do prêmio Ser Humano, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), em parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro. Na prateleira de troféus, a empresa exibe ainda o Top Empresarial de 2008 – o equivalente hoje ao Prêmio MPE Brasil – e ficou entre os cinco primeiros lugares em outras duas edições. O prêmio é promovido pelo Sebrae, Grupo Gerdau, Movimento Brasil Competitivo e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Serviço:
Maemfe: (21) 3451-8487

Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo