X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresa carioca cria sistema inédito para a Petrobras


Rio de Janeiro – Como verificar a integridade de equipamentos a três mil metros de profundidade? A Ativa Tecnologia e Desenvolvimento venceu o desafio lançado pela Petrobras ao criar um sistema por ultrassom que detecta anormalidades, como fissura, trinca ou corrosão. O trabalho dessa empresa carioca, em parceria com o Laboratório de Tecnologia de Materiais e Corrosão do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), é inédito no mundo e representa um avanço importante.

“Imagine uma cidade submersa onde existem diversas estruturas e quilômetros de dutos que exigem inspeção constante. Os ROV –  sigla em inglês para robôs subaquáticos controlados remotamente – são os operários que precisam de ferramentas para o trabalho. Foi exatamente isso que fizemos ao projetar a Crab Tool, instrumento especial que é acoplado ao braço robótico do ROV e permite não só checar a exata dimensão de um problema como antecipá-lo”, afirma Daniel Camerini, que comanda a empresa com o sócio Rodrigo Ferreira.

Hoje, segundo o engenheiro, a inspeção feita por vídeo ou magnetismo é limitada e, muitas vezes, só se descobre um problema quando a estrutura já está comprometida. O sistema desenvolvido pela Ativa é tão sofisticado e preciso que é possível identificar trincas de até três milimetros em parafusos. A Crab Tool foi testada com sucesso em dutos submarinos a dois mil metros de profundidade e, agora, esse produto está na fase de concessão de patente em nome da empresa e da Petrobras.

A Ativa é uma das integrantes do convênio firmado entre o Sebrae no Rio de Janeiro e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Para Camerini, isso representa acesso direto às demandas do setor e, em alguns casos, é possível contar com recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos. “Sem isso, seria muito mais difícil para uma empresa de pequeno porte investir em tecnologias promissoras”, reforça.

Criada em 2007, a empresa tem no currículo uma série de inovações voltadas para inspeção e monitoramento de equipamentos de produção e exploração de petróleo em águas profundas. Mas, nem por isso, descuida dos aspectos práticos do negócio. “Contamos com o Sebrae para dominar a gestão empresarial. Cálculo de custos, estimativas de preços e até documentação fazem parte de um aprendizado tão fundamental quanto o conhecimento técnico. Uma empresa não pode crescer sem esse tipo de conhecimento, até para não comprometer as conquistas”, analisa Camerini.

O trabalho do Sebrae no Rio de Janeiro, em parceria com o Cenpes, é um dos desdobramentos do convênio nacional Sebrae/Petrobras, celebrado em outubro de 2004 e que promove a inserção das micro e pequenas empresas nessa cadeia produtiva. A iniciativa é parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp).

Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot