X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresa goiana de moda infantil é exemplo de inovação


Goiânia – Professora de Administração de Empresas e ex-consultora do Sebrae em Goiás, Daniela Enís Marques Neves, de 37 anos, uniu o conhecimento teórico e a experiência como mãe de três crianças para criar uma marca de roupa infantil. Desde 2010, ela comanda a Pequena Tribo.

“Sempre tive a veia empreendedora, até por lidar com isso no dia a dia, pela minha formação em Gerenciamento de Micro e Pequena Empresa. Há dois anos, surgiu a oportunidade. Vi que havia no mercado a necessidade de uma marca de roupa para crianças que unisse conforto, beleza e preço mais acessível. Era difícil comprar roupas para meus filhos”, explica Daniela.

Em maio de 2010, após passar oito anos como consultora do Sebrae em Goiás e outros três como professora universitária, Daniela decidiu investir no ramo empresarial. No começo, era apenas uma loja na região Norte de Goiânia (GO). A empresa expandiu e hoje tem fábrica própria e franqueados. Logo em seguida, começou a trabalhar com representações, o que fez aumentar a produção.

“Tive que fechar a loja, porque não estava conseguindo atender à demanda. As vendas para representantes aumentaram nossa produção em mais de 60%”, lembra a empresária. A partir desse crescimento, surgiu uma nova ideia: franquear a Pequena Tribo. “Formatamos um modelo de franquia, analisando cuidadosamente todos os lados do negócio: eu tinha visão de mãe, o que me dava subsídio para a criação da coleção; a teoria, adquirida pela minha formação e os anos como consultora e professora; e a visão como lojista, conquistada no período em que tive a loja”, completa.

A primeira franquia de produção surgiu em dezembro de 2011. O grande diferencial para quem deseja se tornar um franqueado da Pequena Tribo é que, no primeiro ano de funcionamento da loja, além da isenção de royalties, também não há cobrança da taxa de franquia. Segundo Daniela, é uma estratégia para ajudar os parceiros. “Nós reconhecemos como é difícil o primeiro ano de funcionamento de qualquer negócio. Por isso, isentamos o franqueado no primeiro ano da taxa para que isso seja revertido em capital de giro”, afirma.

Outra iniciativa inovadora da empresa é o Corner Franchising, que consiste na criação de um ponto de vendas da Pequena Tribo dentro de uma loja multimarcas. Esse sistema teve início em fevereiro e cinco contratos já foram fechados – um em Anápolis (GO) e quatro na Bahia. Atualmente, a microempresa é a única marca de roupa infantil a trabalhar com o Corner Franchising no Brasil. “Nesse sistema, formamos uma parceria com o lojista, iniciando com um diagnóstico do negócio, levantando pontos fracos e fortes e, em cima disso, desenvolvemos nosso trabalho. Também há isenção de qualquer taxa e o investimento inicial fica em aproximadamente R$ 1 mil”, detalha Daniela.

Wânia Soares Monteiro, de 31 anos, é a primeira franqueada da marca Pequena Tribo. Ela conta que há muito tempo cultivava o sonho de trabalhar com roupa de criança, mas faltava respaldo para abrir uma loja. “Já conhecia as roupas da Pequena Tribo e gostava muito. Optei pela franquia por causa da assessoria que recebemos, que colabora bastante no dia a dia da administração da loja”, revela.

Futuro

Atualmente, a equipe de produção da Pequena Tribo dispõe de 15 empregados. A microempresa ainda está em fase de investimento – todo capital que entra é reinvestido na produção. Mas, com o crescimento rápido, a empresária tem planos ousados para o futuro da marca Pequena Tribo, inclusive na área social. As metas para 2012 são de expansão do sistema de franquias, com expectativa de abertura de novas seis lojas e pelo menos mais 50 pontos em lojas multimarcas. Daniela pretende desenvolver também um centro de apoio às crianças vítimas de violência doméstica, com suporte psicológico e pedagógico, a partir do próximo ano.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

Pequena Tribo – Moda Infantil
www.pequenatribo.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot