X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresária deixa cargo executivo para abrir um negócio


 Goiânia – A vontade de trabalhar naquilo que mais gostava motivou Raquel Lemos de Oliveira Mancuzo, de 43 anos, a deixar a estabilidade de lado. Ela era diretora financeira de uma empresa em Goiânia (GO) e largou seu trabalho para se tornar empreendedora na área de doces. Ela revela que sempre gostou de preparar bolos, guloseimas e, inclusive, participou de cursos de chocolates finos.

Somado a essa paixão pela gastronomia estava o espírito empreendedor, que veio de berço. “Tive inspiração em casa, por ser filha de um pai visionário, que comandava uma imobiliária conhecida na cidade. Aprendi com ele que assumir riscos é uma qualidade. Qualquer empreendedor pode se tornar um grande empresário, mas nem todo empresário é um empreendedor”, afirma.

Desde abril de 2011, Raquel conduz a Dona Cake, empresa que oferece serviços e produtos, como bolos personalizados, montagem de mesa de brigadeiros, cupcakes, popcakes, bem-casados, petit coquetel, entre outros. “Fazia bolos, doces e bombons para festas de família e amigos. Sempre recebia elogios e as pessoas me perguntavam por que não tornava esse passatempo em profissão. Aos poucos, fui criando coragem e assim nasceu a Dona Cake” conta a empresária.

A empresa, que funciona na casa de Raquel, é composta por cozinha – com aparelhos e utensílios apropriados – um quarto-frio, para trabalhar com chocolates, uma sala com mesa própria para manusear alimentos, e um espaço para estoque.

A equipe ainda é pequena e a empresária fica com a maior parte das tarefas. Coordena a parte administrativa, a elaboração das receitas, o preparo dos doces, os ajudantes de cozinha e os auxiliares de embalagem e logística. “Ainda estou treinando minhas ajudantes. É um processo que exige paciência e calma”, destaca.

Raquel explica que investiu R$ 40 mil na abertura da empresa, valor suficiente para montar a estrutura básica e começar a ganhar dinheiro. Segundo ela, todo o dinheiro que é arrecadado com a venda de produtos é revertido para novas aquisições, cursos, materiais e matéria-prima.

Cardápio

A Dona Cake tem como carro-chefe os bolos artísticos, doces infantis e os americanos cupcakes. Porém, o cardápio é variado, com sugestões para qualquer tipo de evento, montagem de mesa de brigadeiros gourmet e decoração. As vendas são feitas por meio de agendamento prévio e encomendas, e não com pronta-entrega. O prazo depende da quantidade. “Geralmente, uma festa infantil para 50 pessoas pode ser encomendada com três a cinco dias de antecedência. Pedimos 30 dias para casamentos e eventos maiores, principalmente se houver desenvolvimento de layout para personalização e decoração”, diz Raquel.

A principal meta para 2012, explica Raquel, é formalizar a empresa. Para isso, já tem buscado informações no Sebrae em Goiás. Apesar de ter menos de um ano de atuação e a maioria dos clientes ser da capital, a empreendedora conta que recebe pedidos de outros estados, como Minas Gerais e Distrito Federal. A empresa possui ainda perfil na rede social Facebook, com o nome de Dona Cake Bolos Artísticos.

A proprietária revela ainda que começou este ano com uma novidade: o Buffet de Petit Coquetel, com aperitivos frios e quentes – entradas, tortas, panquecas, massas, escondidinhos e outros pratos. Ela revela o segredo do sucesso: tudo é feito de forma artesanal, com critério e higiene. A utilização de ingredientes frescos e sem artifícios industriais têm garantido o sabor caseiro, mais natural possível. “Toda receita também é testada e aprovada antes de ser oferecida ao nosso consumidor final”, reforça.

Serviço:
Dona Cake: (62) 3286-7582 / 8402-7725
E-mail: [email protected]
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo