X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresários de sucesso relatam papel do Empretec


 Brasília – O Empretec é um divisor de águas para o empresário mineiro Gilmar Claret. Após sucessivas experiências de fracasso com negócios próprios, ele fez o seminário em 1993 e decidiu investir na venda de café. Hoje, sua empresa, o Sítio Paraíso, produz por ano 2 mil sacas de grão do Café Santa Mônica. O número de funcionários chega a 90 na época da colheita e o produto é exportado para três países. “O mais importante foi que o Empretec me deu autoconfiança. Não tinha coragem de ser só empreendedor. Mantinha outros empregos paralelos ao negócio”, recorda.

A solução Empretec, que desenvolve o comportamento empreendedor dos participantes, ajudou o empresário. Nos 18 anos em que é desenvolvido pelo Sebrae no Brasil, o curso já capacitou mais de 159 mil pessoas.

A história da dentista Patrícia Paz, de Rondônia, é parecida. Só depois do Empretec ela teve coragem de deixar a profissão e investir em uma empresa própria. Agora é dona da Moura & Paz, que trata lixo hospitalar. “Com o Empretec, descobri que não tinha foco no meu negócio. Depois, fiquei com a visão mais apurada. Ele me deu coragem”, revela. A empresa possui 24 empregados e quatro caminhões que coletam o lixo hospitalar em Rondônia e em algumas cidades do Mato Grosso.

Além de ajudar os empresários a desenvolverem o talento empreendedor, o seminário também os auxiliou a identificar essas características em funcionários e parceiros. Lindolfo Martin, do Paraná, utilizou o que aprendeu no Empretec, há 15 anos, para localizar o espírito empreendedor entre os candidatos a franqueados de sua marca. “Precisava descobrir como sou, como posso fazer melhor, e identificar que características o indivíduo necessitava para ser meu franqueado”, conta o dono da Multicoisas. A empresa, especializada em reparos e acessórios da casa, possui 130 franquias em 18 unidades da federação e 1,5 mil funcionários.

A coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rose Mary Lopes, destaca a importância da atitude nos negócios. “O empresário só vai conseguir os resultados que quer se tiver tempo para trabalhar com os gestores de suas equipes. Tem que abrir mão do controle”, recomenda.

A atitude também vem sendo adotada pelo empresário fluminense Ladmir Carvalho, dono da Alterdata, que desenvolve softwares. Todos os gerentes da empresa, que possui escritórios em 75 cidades brasileiras, estão participando do Empretec. “O curso ajuda muito a quem tem cargo de chefia. O que queremos é que os gerentes tenham uma posição de donos da unidade, como se cada uma fosse autônoma”, afirma o empresário.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot