X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresários discutem inovação e eficiência energética


Maceió – Representantes de vinte empresas da indústria de cerâmica de Alagoas participaram nessa terça-feira (7) de palestra sobre inovação e tecnologia com foco em eficiência energética. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), e faz parte do projeto de Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

No encontro, Emerson Dias, técnico em Processos Cerâmicos na empresa Verdés, de São Paulo, explicou que sua empresa utiliza equipamentos com artifícios de energias renováveis. Para ele, princípios de inovação, técnicas e concepções que desenvolvem a gestão das empresas têm a capacidade de melhorar a produção e a comercialização, e ainda agregam valor aos produtos.

Ainda segundo ele, a necessidade de inovação parte do alto custo da produção. Emérson Dias explicou que, além de seguir as demandas do mercado, é preciso encontrar uma forma de produzir mais e gastar menos.

“Uma boa solução é a automação: se as máquinas trabalharem com o inversor de frequência, por exemplo, terão mais velocidade para produzir sem afetar a qualidade do produto”, explicou.

Emerson Dias também lembrou que esse tipo de inovação é favorável ao meio ambiente. “A indústria de cerâmica precisa de uma matriz energética; essa energia é retirada de diversos recursos, como os resíduos moveleiros e aqueles vindos de agronegócios, como o bambu e o eucalipto, que possibilitam o fim do uso da lenha e, consequentemente, a diminuição do desmatamento”, destacou.

MEI

A Mobilização Empresarial Pela Inovação tem como objetivo trabalhar a implantação de inovação e gestão nas micro e pequenas empresas. Dentro do movimento, a inovação é levada para os empresários como estratégia de crescimento. Para que as empresas tenham acesso a esse conteúdo é feito um plano de ações, junto à empresa, por um consultor do Sebrae em Alagoas.

De acordo com Everaldo Figueiredo, gerente de Atendimento Coletivo Indústria, o projeto traz ferramentas de inovação em vários segmentos, e o setor de cerâmica, segundo ele, precisa investir cada vez mais para alcançar a competitividade. “É preciso levar inovação a essas empresas. E isso não é difícil: pequenas ações, como a troca do layout ou a automação, além da capacitação para que os empresários tenham uma visão estratégica, podem levar as empresas a se desenvolverem”, afirma.

O MEI tem como principais parceiros o Sebrae em Alagoas, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot