X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresários preparam-se para o mercado exterior


Salvador – Selma Santos fabrica e vende biojoias há cerca de 15 anos. Ela já tem clientes no exterior, mas quer planejar melhorar as exportações. A empresária se prepara para participar das rodadas de negócio que serão realizadas no XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), de 23 a 25 de outubro, pela primeira vez na capital baiana.

Nesta terça-feira (04), Selma participou da Oficina Prática de Comércio Exterior, realizada na sede do Sebrae na Bahia. Empresários dos nove estados do Nordeste, e das 10 unidades regionais da instituição na unidade federativa, receberam, por videoconferência, esclarecimentos sobre os trâmites que envolvem os processos de exportação. A oficina objetiva capacitar os empresários para o evento de outubro.

Com o que aprendeu, Selma disse que vai melhorar os processos de exportação das biojoias. “Estou com boas expectativas para o EINNE. Por isso, é fundamental me preparar para ter um bom desempenho durante as Rodadas de Negócio”, afirmou.

Representantes dos Correios e do Banco do Brasil apresentaram de que forma as duas instituições podem auxiliar no processo de exportação. Geyza Santos, dos Correios, falou sobre o programa Exporta Fácil, que facilita a exportação para as empresas, podendo reduzir os custos administrativos referentes a esse processo em até 16%. Para isso, a empresa deve se cadastrar no programa por meio do site dos Correios.

Já Francisco Claudino Santos, representante do Banco do Brasil, falou sobre as modalidades de pagamento para exportação. A instituição financeira atua como intermediadora no pagamento das transações. O banco possui, em cada estado, uma gerência específica para apoio ao comércio exterior.

Além deles, o consultor do Sebrae na Bahia, José Hamilton Sampaio, apresentou dicas aos empreendedores que se preparam para participar das rodadas de negócios internacionais. Ele recomendou aos participantes que pelo menos um representante da empresa tenha fluência em inglês ou no idioma do país do comprador e que ainda conheça as demandas do mercado consumidor em que vai atuar.

 

Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot