X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresas gaúchas são capacitadas sobre internacionalização


 Porto Alegre – Atento às transformações provocadas pela globalização, o Sebrae no Rio Grande do Sul disponibiliza, capacitações sobre internacionalização para micro e pequenas empresas gaúchas. O objetivo das ações é sensibilizar os empresários para o tema e mostrar que é preciso enxergar além das fronteiras do estado e do país para ampliar a competitividade frente à concorrência. “Quando falamos em internacionalização, não estamos nos referindo apenas à importação e exportação. Falamos também sobre estar atento para a entrada de produtos internacionais, muitas vezes mais baratos que os fabricados aqui e que provocam uma competição desfavorável”, explica o diretor-técnico do Sebrae no estado, Marco Antônio Kappel Ribeiro. Por enquanto, o projeto está disponível nas regionais Metropolitana, Sinos e Serra.

As ações de internacionalização do Sebrae contemplam oficinas de sensibilização sobre o tema, projetos de atendimento coletivo e individual para diferentes setores e missões internacionais. “É uma grade ampla que visa a preparar as micro e pequenas empresas gaúchas para um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, além de conscientizá-las quanto às vantagens e oportunidades do processo de internalização”, explica a técnica do Sebrae responsável pelo projeto, Márcia Thier. Nos cursos e oficinas, os empresários serão auxiliados no processo de identificação de estratégias e práticas para que se beneficiem das oportunidades de importação de bens e serviços, sobretudo, da necessidade de incorporarem inovações em seus produtos e serviços que garantam um diferencial competitivo. Atualmente, 22 empresas da indústria de Tecnologia da Informação nas regiões Sinos, Serra e Metropolitana participam do projeto coletivo de internacionalização do Sebrae.

Nas missões internacionais, grupos de empresários do mesmo setor – selecionados a partir de Chamada Pública – viajam com o apoio do Sebrae para grandes feiras e eventos mundiais do comércio, indústria e agronegócio. “Realizamos também viagens de prospecção de mercado e visitas a grandes centros de referência”, explica a gestora do projeto Missões Internacionais do Sebrae no estado, Sheila Wainer. Neste ano, a instituição já realizou missões às feiras NRF (Estados Unidos), CeBIT (Alemanha), Hannover (Alemanha) e NRA (Estados Unidos). Até o final do ano estão previstas viagens às feiras ONS (Noruega) e Anuga (Alemanha).

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)    

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo