X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Encadeamento produtivo fortalece setor de couro e calçados


São Paulo – O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos, destacou a importância de investimentos em projetos de fortalecimento de pequenos negócios do setor de couro e calçados durante a abertura da 40ª edição da Couromoda, maior evento do setor na América Latina, nesta segunda-feira (14), na capital paulista. Uma das principais iniciativas do Sebrae é apoiar a participação de micro e pequenas empresas em eventos desse porte. “É uma oportunidade para os pequenos negócios apresentarem seus produtos a todo o Brasil, fazer um intercâmbio com o setor, além de negociar com compradores nacionais, grandes empresas e mais de 60 países”, afirmou.

“De nada adiantaria o Sebrae investir em gestão, novas tecnologias, inovação e conhecimento, se não estivéssemos presentes em eventos desse porte, com pequenos negócios que fazem parte da nossa cadeia de atendimento”, complementou Santos. O diretor destacou os programas de capacitação de micro e pequenas empresas do setor de couro e calçados. “A grande concentração de fabricantes no Brasil se deve aos constantes investimentos em qualificação que o Sebrae tem oferecido aos empresários do setor”, disse.

Santos lembrou ainda que o Sebrae conta com uma rede de mais de 120 parceiros atuando em 24 programas, em oito estados. Ele enumerou os projetos da instituição no Vale dos Sinos e Vale do Paranhana (Rio Grande do Sul), Franca, Birigui e Jaú (São Paulo), Belo Horizonte e Nova Serrana (Minas Gerais), São João Batista (Santa Catarina), Rio de Janeiro e Região de Goiânia (Goiás).

José Claudio dos Santos ressaltou ainda que o Sebrae trabalha em toda a cadeia do segmento – de curtumes e fabricantes aos lojistas. “Isso sem falar em todo o processo de encadeamento produtivo, de pequenas empresas que são fornecedoras das grandes companhias, muitas delas aqui representadas”, comentou. O diretor observou que o encadeamento produtivo estabelece relação de ganho mútuo entre os empreendimentos envolvidos. “A grande empresa aumenta o número de fornecedores, que estão mais preparados. Já os pequenos negócios ampliam seu mercado e ganham em volume de vendas”.

O presidente da Couromoda, Francisco Santos, também destacou a participação do Sebrae no evento. “É um parceiro de primeira hora da Couromoda e neste ano está promovendo missões de lojistas para participar do evento”. O Sebrae de São Paulo trouxe 13 caravanas de empresários de todo o estado – serão mais de 400 participantes. O objetivo é possibilitar que mais empreendedores possam ter acesso ao evento.

O Sebrae está presente na 40º edição da Couromoda, em São Paulo, com estandes de unidades de cinco estados brasileiros, onde estão expostos produtos de 172 pequenos negócios. Somados, os estandes do Sebrae ocupam uma área de 3.675 mil m², de um total 85 mil m² da feira. As unidades regionais desembolsaram parte do valor destinado aos custos de participação na Couromoda, ficando o restante de responsabilidade das empresas expositoras e, em alguns casos, de governos estaduais e prefeituras locais. O Sebrae está presente no evento desde 2001, quando micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul levaram seus produtos a São Paulo.

Abertura

A cerimônia de abertura da Couromoda contou também com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; do ministro Interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,  Alessandro Teixeira; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel; do presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Carlos Ajita; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso; e do deputado Ronaldo Zulke, que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

Serviço:
Couromoda 2013
De 14 a 17 de janeiro
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209
São Paulo (SP)

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

[email protected]

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot