X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Encontro reúne centrais de negócios em Foz do Iguaçu


Curitiba – A cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, sediará o Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios de 19 a 20 de setembro. O evento reunirá empresários de todo o país, no Hotel Golden Tulip Internacional, em torno de aspectos da gestão e operacionalização desse modelo incentivado pelo Sebrae, em que pequenas empresas atuam em conjunto para reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado. Os temas passarão por cultura da cooperação, expansão de mercado e tendências do segmento.

Para exemplificar quais práticas já apresentam resultados positivos, o evento também terá palestras com especialistas na área e talk shows, mediados por consultores do Sebrae, que apresentarão experiências bem-sucedidas de centrais em diferentes regiões do Brasil.

Foz do Iguaçu é a terceira cidade a receber o encontro, que já passou por Natal (RN), em 2011, e Salvador (BA), em 2010. “O Paraná se candidatou para receber o encontro em 2012 porque já tem um bom número de centrais de negócios instituídas, muitas delas criadas com o apoio do Sebrae. Sediar um evento desse porte é importante para incentivar outras empresas a trabalharem de maneira cooperada, no modelo de centrais de negócios”, explica o consultor do Sebrae no Paraná, Marcos Uda.

De acordo com levantamento realizado pela instituição, o estado tem 60 centrais de negócios em operação. Dessas, 19 foram implantadas com o apoio do Sebrae a partir de uma metodologia desenvolvida pela própria instituição e aplicada nacionalmente.

Entre os segmentos que já atuam em conjunto no Paraná estão supermercados, lojas de material de construção, construtoras, farmácias, lojas de decoração, produtores de café e de orquídeas, confecções, centros automotivos, lojas de peças agrícolas e negócios ligados à Tecnologia da Informação (TI).

A ideia é que a partir das informações disponibilizadas no encontro, os empresários interessados em se unir tenham subsídios para avaliar sua formação. “O Sebrae incentiva a criação de centrais de negócios, mas esses grupos precisam ser sustentáveis. E essa troca de conhecimento entre os estados será importante para tirar dúvidas e debater soluções que já foram aplicadas”, explica o consultor do Sebrae no Paraná.

Programação

O Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios será aberto no dia 19 de setembro, às 14 horas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, que quantificou e identificou as regiões brasileiras em que estão localizadas as centrais de negócio, será apresentada no início do evento.

Na sequência será realizado o primeiro talk show, com o tema Cultura da Cooperação. A socióloga e especialista em Desenvolvimento Local Tania Zapata vai ministrar uma palestra sobre a importância do trabalho cooperado para a busca de resultados comuns e os empresários da Rede Lar, central de negócios do Rio Grande do Sul, falarão sobre sua experiência. Das 18h às 20h será realizada uma sessão de negócios. “A ideia é aproximar os participantes de centrais de negócios para que parcerias comerciais sejam avaliadas”, explica Marcos Uda.

No dia 20, o evento segue com a realização de mais dois talk shows. O primeiro, a partir das 16h30, sobre Sustentabilidade, trará como palestrante a especialista Daniella Mac Dowell, mestre na área de Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Os empresários do Arranjo Produtivo Local (APL) da Confecção Moda Sudoeste, farão uma apresentação.

O último talk show será sobre Expansão e terá o doutor em Administração Jorge Verschoore como palestrante. A Rede Integrada, central de negócios instituída no Ceará, será o exemplo de boa prática. Encerra o encontro, uma palestra do especialista Luiz Carlos Tiossi, que atua como credenciado do Sebrae no Paraná.

Durante os dois dias do encontro, os empresários poderão participar de discussões e debates, que serão realizados em salas temáticas, divididas nos setores de Mercado, Comércio e Serviço, e Indústria. Para obter informações sobre o 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no Paraná pelo telefone 0800 570 0800.

Serviço:
Informações para a imprensa:
Giselle Ritzmann Loures – (41) 3330-5846 / (41) 9629-0002
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)
[email protected]
Coordenação: Leandro Donatti – Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot