X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Expedição visita pontos turísticos do Sudoeste de Goiás


Goiânia – A Fazenda Recanto Três Cachoeiras, localizada no município de Serranópolis (GO), distante 372 km da capital, receberá  a Expedição Turística Osorinho, neste domingo (22). Promovida pela Associação de Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis (Acotes) desde 2009, a visitação tem como objetivo apresentar os diversos atrativos turísticos do município, passando por cachoeiras, casarões históricos, sítios arqueológicos e pousadas rurais.

Para participar, basta procurar o Armazém de Cultura ou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da cidade. A inscrição custa R$ 15 e dá direito a almoço, trilha, transporte e condutor. “Em cada expedição, iremos em apenas uma atração turística, pois os atrativos são distantes um dos outros”, explica a secretária de Cultura e Turismo de Serranópolis, Neila Carvalho de Lima.

Serranópolis é considerada o maior patrimônio pré-histórico do Brasil por suas serras com grutas e cavernas em meio ao Cerrado. O município tem ainda rios de água cristalina, cachoeiras e museus que atraem visitantes de várias partes do país e do mundo. As expedições são realizadas em diversos atrativos turísticos. As refeições são feitas em fazendas, com comidas típicas.

“Para visitar os sítios arqueológicos é necessário o acompanhamento de um dos condutores locais credenciados na Secretaria de Cultura e Turismo. É um condutor para cada grupo de 13 pessoas. Isso é orientação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que o patrimônio cultural seja preservado”, enfatiza Neila.

O Sebrae em Goiás, por meio da regional Sul-Sudoeste, iniciou, em 2008, trabalhos de consultoria e profissionalização das empresas com potencial turístico em Serranópolis. A equipe de consultoria do projeto de turismo fez um estudo detalhado do cenário da região, traçando as oportunidades, condições operacionais e vocação segmentada.

A instituição capacitou os condutores com treinamentos de orientação, sobrevivência e salvamento em áreas inóspitas, espeleoturismo (turismo de cavernas), arqueologia, história natural e cultura local. Logo depois, os guias criaram a Associação dos Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis (Acotes), que lidera os trabalhos locais de atendimento.

Congresso Internacional

O projeto Expedição Turística Osorinho será apresentado em Lisboa, em Portugal, como modelo de turismo sustentável no 13º Congresso Mundial de Sociologia Rural. O evento será realizado de 29 de julho a 4 de agosto e terá como tema O Novo Mundo Rural: da crise às oportunidades. O congresso tem como meta incentivar o intercâmbio para enriquecer a qualidade de vida rural ao redor do planeta, além de estimular a compreensão dos sistemas agroalimentares.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo