X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Feira da agricultura familiar comercializa orgânicos


Maceió – Mais um encontro voltado para a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos será realizado em Alagoas com o objetivo de divulgar a importância do consumo para saúde e de fomentar a sustentabilidade e a geração de renda para as famílias produtoras. Neste sábado (12), das 6h às 11h, o público de Arapiraca terá a oportunidade de consumir esses alimentos, na Feira da Agricultura Familiar, que será realizada na Praça Ceci Cunha.

Dona Sebastiana é um exemplo de produtora sustentável. Antes de participar das feiras trabalhava apenas cuidando da casa. “Além da saúde de toda família ter melhorado, ajudou bastante a aumentar nossa renda. Hoje, trabalhamos apenas com as feiras de Maceió e de Arapiraca”, salienta.

De acordo com Dona Sebastiana, ao longo dos 12 anos que desenvolve a agroecologia, ela vem percebendo um aumento considerável na procura por esse tipo de produção, tendo em vista que as pessoas têm se preocupado mais com a qualidade da alimentação. “Por isso é tão importante que nossos produtos tenham um selo como o da Ecocert, pois os clientes têm certeza de que estão comprando um alimento saudável”, conclui a produtora.

A Lei 10.831/03 define as exigências mínimas requeridas para certificar um produto como orgânico, que envolvem a produção, processamento, rotulagem e comercialização. Somente após essas observações, o selo Ecocert atesta a qualidade de produto orgânico.

Agroecológico x orgânico

A prática agroecológica envolve mais que a produção, é um conceito social que busca práticas de resistência da agricultura familiar. Por isso, baseia-se na mão de obra familiar, com sistemas de cultivo diversificado, adaptados às condições locais e distribuídos em redes regionais, o que contribui para a inclusão social e a sustentabilidade de quem produz.

Dessa forma, os produtos originados da agroecologia podem ser orgânicos ou não. E isso é o que diferencia uma prática da outra. A produção orgânica privilegia o cultivo de sementes, sem uso de agrotóxicos. Com isso, adquirem mais valor nutritivo e trazem menos riscos à saúde.

A Feira da Agricultura Familiar é uma oportunidade para expositores certificados de Arapiraca, Santana do Mundaú, Maceió e Pilar venderem seus produtos diretamente ao consumidor. Esse evento é realizado em Arapiraca e em Maceió.

Na capital alagoana, a feira é aberta ao público há 12 anos, todas as sextas-feiras, das 7h às 13h. A organização é da prefeitura local e conta com o apoio do Sebrae em Alagoas.

 

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009.1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot